WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Equipe CRISP

Equipe para a consolidação de uma proposta sobre a supervisão das funções da IANA entre os RIR (Equipe CRISP)

Tem sido proposto, como uma exigência, que a comunidade global de recursos de numeração deve produzir uma única proposta para apresentar perante o Grupo de Coordenação para a Transição da Supervisão das Funções da IANA (ICG) em resposta ao pedido de propostas publicado em 3 de setembro de 2014. Este processo já tem começado – a partir das discussões sobre essa questão nas regiões dos cinco RIR, irá surgir uma proposta única que deverá incorporar os comentários de todas as regiões e deverá ser enviada antes de 15 de janeiro de 2015.

Os Registros Regionais da Internet consideram que podem cumprir com tal fim dentro dos prazos estabelecidos através de uma adaptação do Procedimento para o Desenvolvimento de Políticas Globais. Esse trabalho deverá ser feito por uma equipe convocada especialmente para esse propósito, que deverá usar processos operacionais particularmente ágeis.

A equipe CRISP proposta estará formada por três membros de cada região – dois membros da comunidade e um membro do staff de cada RIR. Os dois membros designados pela comunidade de LACNIC são Esteban Lescano e Nico Scheper, enquanto que Andrés Piazza será o representante do staff de LACNIC.

Para isso, propõe-se a Equipe CRISP (Consolidated RIR IANA Stewardship Proposal Team):

  1. A equipe CRISP vai juntar todos os aportes de cada uma das cinco regioes e elaborar um documento inicial para apresentar perante o ICG em resposta à RFP. Se for necessário preparar revisões posteriores sobre a proposta enviada ao ICG, a equipe CRISP vai documentar a necessidade de realizar essas mudanças e vai elaborar uma proposta atualizada para ser enviada ao ICG uma vez que essas mudanças tenham sido discutidas pela comunidade global de recursos de numeração (essa discussão vai acontecer em uma lista de correio de alcance global identificada para tal fim).
  2. A equipe CRISP vai estar formada por 15 membros: dois membros designados por cada uma das cinco regiões, mas que não poderão fazer parte do staff de qualquer RIR, mais um membro do staff por cada uma das cinco regiões que deverão colaborar com o desenvolvimento da proposta. Cada RIR deverá designar os delegados que farão parte da equipe CRISP antes de 15 de novembro de 2014 através de um mecanismo escolhido por cada comunidade.
  3. Para realizar suas atividades, a equipe CRISP vai se reunir apenas por teleconferência. As mesmas serão abertas a todas as pessoas que queiram ouvir as discussões da equipe CRISP e serão facilitadas pelos Registros Regionais da Internet.
  4. A equipe CRISP também vai trabalhar através de uma lista de correio pública cujos arquivos estarão disponíveis para todos os interessados. O nome da lista será <ianaxfer@nro.net>.
  5. Os resultados das reuniões da equipe CRISP deverão ser publicados na lista <ianaxfer@nro.net> e, além disso, cada RIR deverá comparti-los com sua respectiva comunidade. Os membros da equipe CRISP de cada região deverão monitorar e participar nas discussões que surjam em cada comunidade sobre o produzido pela equipe CRISP.
  6. Durante sua primeira reunião, a equipe CRISP devera eleger um Chair e um Vice-Chair, que deverão ser membros designados pelas diferentes regiões. A equipe vai tentar trabalhar aplicando o método do consenso (rough consensus) tal como entendido pela comunidade dos RIR. Dada a necessidade de elaborar uma proposta única dos RIR para o ICG nos tempos especificados, caso não seja possível atingir o consenso de maneira oportuna, a equipe CRISP poderá proceder com qualquer resultado se o mesmo for aprovado por uma maioria especial de 8 de 10 membros. Os membros do staff não terão direito a voto.
Top CHK_LACNIC