WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Melhorias para Políticas

A seguir, publica-se uma "Lista de Melhorias" que buscam inspirar a criação de novas propostas de políticas.
É importante esclarecer que uma "melhoria" não é uma proposta de política, portanto não é necessário que seja redigida com a formalidade correspondente.

A ideia é gerar uma sinergia entre a comunidade para criar novas políticas, entre pessoas que publicam "melhorias" e outras que lendo estas "melhorias" encontram uma solução para apresentar como proposta de política.

TODOS podem contribuir com a lista mostrada abaixo, acrescentando melhorias que gostariam de incorporar.

  • Se você conhecer uma nova melhoria para incorporar à Lista de Melhorias, enviar parainfo-politicas@lacnic.net

  • Se você pensar em uma proposta de política para alguma destas melhorias, pode inseri-la em: politicas.lacnic.net

  • Se quiser entrar em contato com um "Guia de Políticas"* a fim de obter ajuda para apresentar sua proposta, envie um e-mail a: info-politicas@lacnic.net

    *Guias de Políticas: são pessoas voluntárias, envolvidas na comunidade e com experiência no PDP (Processo de Desenvolvimento de Políticas), que irão ajudá-lo na apresentação de sua proposta.

1. Alterar o tamanho de designação mínima para ISP

Devido ao esgotamento do protocolo IPv4, grandes provedores de acesso já não oferecem a possibilidade de designar aos seus clientes (pequenos ISP) prefixos /24. Por sua vez, esses pequenos ISP não qualificam para receber a mínima designação outorgada por LACNIC (/22) impedindo assim o desenvolvimento de suas operações. A ideia desta proposta é permitir que pequenos ISP possam solicitar espaço IPv4 entre 1/24 e 1/22.

2. Reduzir o período de últimos comentários.

Atualmente, se uma proposta atinge o consenso, a mesma é publicada na Lista Pública de Políticas para receber os comentários públicos durante 45 dias. Este período é longo demais para que uma pessoa expresse seu descontentamento, caso não concorde com alguma das decisões tomadas no Fórum Público de Políticas. Portanto, ao ter 45 dias há um período "morto" atrasando o processo. Seria conveniente reduzir o período de últimos comentários.

Veja o Processo de Desenvolvimento de Políticas

3. Política para definir o acesso ao RDAP

Hoje, a política de LACNIC apenas contempla o gerenciamento das informações para o Bulk Whois e como pode ser solicitado. Devido ao desenvolvimento e os avanços que vem realizando RDAP na região de LACNIC seria bom ter uma política que defina como solicitar acesso a essas informações.

4. Eliminar o requisito multihomed para end user

Veja Manual de Políticas

Política 2.3.3.4- Designações a Usuários Finais

5. Revisão editorial de todo o texto do Manual de Políticas de LACNIC.

O texto hoje disponível já sofreu dezenas de modificações devido à novas propostas aprovadas e incorporadas. E, infelizmente, estas mudanças tornaram o texto longo e com algumas inconsistências e repetições (há coisas que são repetidas na parte do IPv4 e IPv6). Além disso, há partes da política IPv4 que já não se aplicam hoje com a entrada das fases finais da política de esgotamento do IPv4.

Top CHK_LACNIC