WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Fizemos 14 anos!

Fizemos 14 anos!

Fizemos 14 anos de vida e neste novo aniversário de LACNIC estamos transitando uma etapa de plena consolidação e crescimento. O número de membros tem vindo aumentando no último ano (quase 17%) e hoje estamos celebrando junto a mais de 5820 organizações sócias na América Latina e o Caribe.

Uma comunidade que cada vez mais valoriza o trabalho da equipe de LACNIC.

De acordo com a pesquisa anual realizada pela Mercoplus, pelo quinto ano consecutivo mantivemos em LACNIC um excelente nível de satisfação nos serviços para nossos membros.

Segundo essa pesquisa, 94% dos associados está muito satisfeito ou satisfeito com o trabalho e os serviços prestados por LACNIC, o que constitui uma fonte de orgulho para toda a equipe que trabalha em nossa organização para manter esses níveis de serviço, além de representar um compromisso maior: trabalhar ainda mais para manter esses níveis.

Este ano, a participação dos associados no Fórum Público de Políticas cresceu 50%, constituindo uma das nossas grandes conquistas já que o Fórum, além de ser uma instância em que são propostas mudanças nas políticas em vigor de LACNIC, é o mecanismo através do qual a comunidade discute abertamente as regras segundo as quais LACNIC deve prestar o serviço. Nesse sentido temos o exemplo recente da proposta aprovada em LACNIC 26 de reservar parte dos últimos endereços IPv4 para infraestrutura crítica da Internet.

Em relação a esta questão, estamos na fase 2 de projeção do esgotamento do IPv4, cuja terminação está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano em que passaremos para a fase 3, na qual vai haver espaço apenas para novos membros. Trata-se de um passo importante porque a partir dessa data nenhum dos nossos 5.800 associados poderá receber endereços IPv4.

É por esta razão que há algum tempo concentramos a nossa energia na adoção do IPv6, fazendo esforços na formação de profissionais da comunidade da Internet da América Latina e o Caribe para que levem adiante o desenvolvimento desta tecnologia em suas organizações. Até agora neste ano, temos mais de 3.100 técnicos e especialistas treinados e atualizados sobre questões como o IPv6, Internet das Coisas (IoT), segurança cibernética, IXP, entre outras.

De nossa parte estamos colocando todas nossas energias nesse assunto, porque, entre todos, vamos atingir uma implementação eficaz do IPv6 na região.

Oscar Robles
Diretor Executivo, LACNIC

Top CHK_LACNIC