WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Carta para a Diretoria da ICANN sobre as reuniões globais na região da América Latina e o Caribe

Carta para a Diretoria da ICANN sobre as reuniões globais na região da América Latina e o Caribe

4 de maio de 2016

Dr. Steve Crocker
Presidente
Diretoria da ICANN

A Diretoria do Registro Regional de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), a Diretoria da Associação de TLD da América Latina e o Caribe, e a Diretoria da Associação de Pontos de Troca de Tráfego da Internet da América Latina e o Caribe (LAC-IX) desejam exprimir a sua profunda preocupação pelo cancelamento das reuniões agendadas pela Corporação para a Designação de Números e Nomes na Internet (ICANN) nas regiões do Caribe e da América Central, que ia ser realizada durante o mês de junho de 2016 na Cidade de Panamá, e a discussão atual sobre o cancelamento da reunião de outubro de 2016 no Puerto Rico.

Queremos apontar que, na nossa experiência, nos territórios da região mencionada não houve qualquer obstáculo que pudesse impedir que nossas organizações regionais celebremos nossas reuniões normalmente.

Além disso, as organizações assinantes querem informar ao senhor que o cancelamento da reunião no Panamá e o possível cancelamento da reunião no Puerto Rico prevista para o final de outubro de este ano irão afetar diretamente a participação de nossas comunidades na região, já que essas reuniões são vistas como oportunidades favoráveis para se reunir e desenvolver as respectivas agendas de trabalho, aproveitando a proximidade geográfica e cultural. Isso afeta diretamente o desenvolvimento da Internet em nossas regiões.

Até à data, apenas uma em cada seis reuniões programadas e realizadas aconteceram na região da América Latina e o Caribe, embora o acordo seja que seria uma em cada cinco.Também não há nenhuma indicação de que esta proporção será cumprida no futuro próximo.

Para que a ICANN se torne uma organização verdadeiramente global, deve alterar suas expectativas e melhorar sua compreensão dos desafios que implica a realização de reuniões na nossa região. Em caso de risco grave, acreditamos que nossas organizações regionais podem fornecer informações relevantes e um ponto de vista local que podem ajudar a dimensionar esse risco e permitir que a ICANN tome uma decisão melhor.

Queremos expressar a nossa vontade de trabalhar em colaboração para avaliar adequadamente as circunstâncias que poderiam gerar algum risco para as nossas comunidades.

Wardner Maia
Presidente de LACNIC

Eduardo Santoyo
Presidente de LACTLD

Ariel Graizer
Presidente de LAC-IX

Top CHK_LACNIC