WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Novo Comitê de Seleção de FRIDA

Novo Comitê de Seleção de FRIDA

O Fundo Regional para a Inovação Digital da América Latina e o Caribe (FRIDA) anuncia mudanças na integração do Comitê de Seleção que irá avaliar os projetos de suas chamadas 2016 (Prêmios FRIDA, Escalamentos FRIDA e Subsídios FRIDA), e aproveita esta comunicação para agradecer especialmente a colaboração de todos estes anos de Valeria Betancourt e Edmundo Vitale Dori no júri.

FRIDA gostaria de salientar o trabalho de Vitale -colaborava desde 2004 com a seleção das iniciativas vencedoras no programa- e de Betancourt, integrante do júri desde 2007.

Vitale é um engenheiro excepcional, com participação ativa no mundo acadêmico da Venezuela, onde coordena projetos educacionais de formação on-line e educação à distância, fundador também da Escola de Redes da América Latina e coordenador geral da Fundação Oficina sobre a Internet Network Technologies para América Latina e o Caribe, entre outras coisas.

Betancur socióloga de profissão, é um ativista notória da informação e comunicação para o desenvolvimento de políticas especializadas em  TIC em países da região. Atualmente é membro do Grupo Consultivo multissetorial do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas e desempenha o papel de observador da sociedade civil no processo regional eLAC.

 

NOVA INTEGRAÇÃO..- Com as mudanças, o Comitê de Seleção de FRIDA vai ficar composto por seis especialistas com perfis complementares: Ida Holz, Amparo Arango, Jesus Martinez, Daniela Kreimer, Antonio Moreiras e Juan Manuel Casanueva (http://programafrida.net/ comite-de-seleccion).

Este grupo de profissionais deverá identificar as iniciativas mais destacadas nas áreas de inovação para o desenvolvimento e acesso à Internet, empreendedorismo social e uso das tecnologias da informação com fins sociais.

Holz tem desempenhado um papel importante na instalação do primeiro nó da Internet no Uruguai e na criação da rede acadêmica da América Latina de redes. Recebeu o Prêmio Trajetória de LACNIC em 2009 e integra o salão da Fama da Internet.

Arango, assistente social e engenheira de sistemas, faz parte da Junta Diretiva da Câmara TIC da República Dominicana e coordena o Grupo de Gênero do Plano Regional  da Sociedade de Informação e-LAC2015.

Do seu lado, Martínez Alfonso tem um mestrado em ciência e dirigiu o projeto de conexão de Cuba à Internet.  Atualmente atua como diretor da Rede Global TransNet e trabalha para garantir a gestão da mesma em ambientes de redes abertas e Internet.

Moreiras, um dos novos membros do júri, é gerente de projetos e desenvolvimento em NIC.br e coordena o IPv6.br, uma iniciativa para a implementação do IPv6 no Brasil.

Enquanto isso, Casanueva, pesquisador e promotor de projetos das TIC para o desenvolvimento e ação social, promove desde a ONG SocialTIC A.C. o uso estratégico da tecnologia digital e da informação.

Por último, Kreimer completa o júri oferecendo seu apoio à seleção dos Escalamentos FRIDA.  A organização dirigida por Ashoka estará encarregada de acompanhar aos escalamentos. Kreimer é especialista em negócios de impacto e desenvolvimento local.

Top CHK_LACNIC