Resumo diário - Segunda feira

Bem-vindos a este primeiro resumo diário das nossas atividades no LACNIC 30 LACNOG 2018!

Na segunda-feira 24, começou o evento no Centro de Convenções Ros Tower de Rosario, Argentina. Neste primeiro dia de atividades, foram desenvolvidos cinco tutoriais e a sessão para aqueles que participam pela primeira vez de um evento de LACNIC.

Sessão novos participantes

A manhã começou com a sessão para novos participantes. Oscar Robles, CEO de LACNIC, deu as boas-vindas aos participantes e depois, membros da equipe de LACNIC fizeram uma breve revisão das atividades da semana. 

Tutoriais

De manhã foi desenvolvido o tutorial “HANDS ON: Mude as regras da Internet”, apresentado por Gianina Pensky, Coordenadora de Políticas e Capacitação de LACNIC. Durante o tutorial, que foi realizado em formato de oficina, foram trocadas ideias sobre as questões que estão sendo discutidas atualmente em nossa região com o objetivo de que os participantes sejam formados e informados para participar do processo de desenvolvimento de políticas. 

Também de manhã, Sergio Rojas e Rodrigo Zambrana de LACNIC apresentaram o tutorial "Administração de Recursos/Mi LACNIC". Este tutorial aprofundou no uso e as funcionalidades do sistema Mi LACNIC, lançado no ano passado.

O tutorial do IPv6 avançado, nesta edição, foi  apresentado por Alejandro Acosta, Jordi Palet e Ariel Weher. Como novidade, desta vez o tutorial teve uma parte HANDS on, durante a qual foi implementado um ISP só-IPv6 com 464XLAT entre todos os participantes.

Em paralelo, foi desenvolvido o tutorial de BGP/RPKI.  A cargo de Mariela Rocha, Gerardo Rada, Erika Vega e Guillermo Cicileo, o tutorial incluiu uma parte teórica em que foram apresentados os conceitos fundamentais do protocolo BGP, recomendações e melhores práticas atuais, e depois desenvolvidas atividades práticas.

Por sua vez, o tutorial de DNSSEC teve um formato prático em que foram explicados os fundamentos do DNSSEC, como assinar uma zona e como configurar um resolver para validação. Os instrutores foram Mauricio Vergara, Sebastián Castro, Mauricio Oviedo e Hugo Salgado.

O dia terminou em Terrazas del Paraná, onde o coquetel de boas vindas foi realizado. 

Convidamos vocês a acompanhar-nos amanhã na cerimônia de abertura às 09h00 (hora local). Também, lembramos que podem visitar o estande de LACNIC em que durante a semana toda serão fornecidas informações sobre os serviços e atividades de LACNIC.

Fique ligado nos resumos diários!

Obrigado por ler-nos,
a equipe de LACNIC.

 

 

CHK_LACNIC