Contribuição do Conselho Executivo da NRO sobre a consulta pública para determinar a futura estrutura da ASO

Esta mensagem é enviada em nome da Organização de Recursos de Numeração (NRO).

Proposta de passos a seguir

Em janeiro de 2018, o Conselho Executivo da NRO respondeu às 18 recomendações que foram emitidas após a  segunda revisão independente da Organização de Apoio a Endereços (ASO) realizada em 2017 pela ITEMS International. A última dessas recomendações sugeria a realização de uma consulta pública em cada uma das cinco comunidades dos RIRs para determinar a futura estrutura da Organização de Apoio a Endereços da ICANN (ASO).

Nos últimos seis meses, começaram as consultas públicas recomendadas nas comunidades de cada um dos RIR. Essas consultas incluem discussões em listas de correio e em reuniões nas cinco regiões. O Conselho Executivo da NRO (NRO EC) considerou os resultados deste processo até a data e definiu os seguintes pontos como uma proposta do caminho a seguir.

  1. Embora não tenha sido especificamente perguntado como parte da nossa consulta, em todas as comunidades a opinião predominante é que o relacionamento da comunidade de números com a ICANN (o que é conhecido como o relacionamento ASO) deve continuar. Um número significativo de membros da comunidade sugeriu que o relacionamento deve ser significativamente simplificado e que seu foco deve ser limitado a questões relacionadas à comunidade de números.
  2. A revisão da ASO reconheceu que o relacionamento da comunidade de números com a ICANN é diferente ao de outras organizações de apoio.  O compromisso da comunidade de números com a ICANN serve principalmente para facilitar a coordenação das políticas globais sobre os recursos de numeração da Internet. Portanto, os representantes da comunidade de números devem ter cuidado ao avaliar os elementos de trabalho atuais e futuros propostos pela ICANN, e devem estar preparados para rejeitar aqueles que estão fora deste alcance.
  3. É claro que a existência de duas identidades separadas (as da NRO e a da ASO) gera complexidade e confusão na relação com a ICANN. O NRO EC trabalhará com a ICANN para determinar a viabilidade de consolidar a participação da comunidade de números na ICANN, seja como a "Organização de Recursos de Numeração" ou a "Organização de Apoio a Endereços".
  4. A comunidade de números valoriza o relacionamento com a ICANN e o papel definido da ICANN, conforme descrito aqui. Apoiamos a ICANN para que continue a desempenhar essa função e apoiaremos a evolução contínua de nosso relacionamento, incluindo outras mudanças que possam ser necessárias com o passar do tempo.

O NRO EC oferece esta declaração às comunidades dos RIR de cada região como um possível caminho comum a seguir para ajudá-las a considerar a futura estrutura da ASO.

CHK_LACNIC