Geolocalização de IPs

O que é a geolocalização?

A geolocalização baseada em endereços IP é uma técnica usada para calcular a localização geográfica de um dispositivo conectado à Internet usando seu endereço IP.

Este mecanismo depende de que o endereço IP do dispositivo apareça em um banco de dados com sua respectiva localização, endereço postal, cidade, país, região ou coordenadas geográficas.

Como obter informações de um IP ou intervalo de IP?

Todos os intervalos IP designados na região da América Latina e o Caribe são registrados no banco de dados do LACNIC e estão disponíveis para sua consulta através do serviço Whois.

Por mais informações, clique no link a seguir: https://www.lacnic.net/1078/3/lacnic/whois 

Os dados que surgem do WHOIS correspondem aos dados declarados no contrato que cada organização que recebe recursos possui com o LACNIC. Esses dados de cidade e país poderiam não coincidir com o local onde os recursos de numeração são realmente usados. É por isso que o LACNIC desenvolveu o Geofeeds, um serviço de geolocalização de IP que se alimenta de dados atualizados das diferentes organizações da região.

Além dos dados do Whois, existem vários provedores comerciais de bancos de dados de geolocalização. LACNIC não é responsável pelo conteúdo desses bancos de dados.

Por que alguém gostaria de saber a localização de um endereço ou faixa IP?

Muitos sites ou serviços on-line precisam identificar aonde estão localizados seus visitantes, tanto para poder exibir a web na sua língua, quanto para pré-carregar dados em um formulário on-line ou ter melhores resultados de pesquisa.

Alguns sites que distribuem conteúdo multimídia precisam conhecer a localização de seus usuários para implementar restrições de acesso geográficas às que estão contratualmente obrigados com os proprietários dos direitos de emissão.

Em muitos casos, a localização também é importante para controlar o uso abusivo que fazem determinados usuários de serviços on-line, reduzir fraudes ou restringir o acesso a serviços a determinados países ou regiões.

Qual é a política LAC-2018-3 sobre geolocalização de IP do LACNIC?

A partir da aprovação da política LAC-2018-3, LACNIC publica diariamente uma lista de todas as designações e subdesignações feitas na região da América Latina e o Caribe. Inclui, também, o país e a cidade da organização receptora desse recurso.

Esta publicação está disponível nos seguintes links:

  1. https://ftp.lacnic.net/lacnic/dbase/lacnic.db.gz 
  2. https://ftp.lacnic.net/lacnic/dbase/lacnic.db.gz

Os arquivos publicados têm o seguinte formato:

  1. aut-num: mostra o sistema autônomo designado
  2. inetnum: mostra o bloco IPv4 designado junto a seu prefixo. Por exemplo, 123.234.123/24
  3. inet6num: mostra o bloco IPv6 designado junto a seu prefixo. Por exemplo, 2801:1b8::/44
  4. city: mostra a cidade da organização que recebeu o bloco
  5. country: mostra o país da organização que recebeu o bloco
  6. created: mostra a data em que o registro do bloco foi realizado
  7. changed: mostra a data em que o registro foi alterado
  8. status: mostra o tipo de designação IPv4 ou IPv6 realizada.
  1. Podem ser encontrados os seguintes valores:
  1. allocated: designação direta feita pelo LACNIC para uma organização membro ISP (Internet Service Provider)
  2. reallocated: subdesignação feita por uma organização membro ISP a seu cliente
  3. assigned: designação direta feita pelo LACNIC a um usuário final (bancos, governos, universidades)
  4. reassigned: subdesignação feita por um usuário final a uma de suas filiais.

Para acessar outras informações sobre a política LAC-2018-3: https://politicas.lacnic.net/politicas/detail/id/LAC-2018-3/language/pt 

Também pode encontrar este relatório no formato .csv no seguinte link: ftp://ftp.lacnic.net/lacnic/dbase/lacnic.db.csv.gz

Quais as diferenças entre Geo Feeds e as informações de Whois?

LACNIC publica as informações de registro de designações e subdesignações de IP por diferentes meios: WHOIS port 43, Bulk Whois, RDAP, arquivo de delegações, arquivo dbase/lacnic.db.gz produto da política LAC-2018-3, entre outros. A partir destes lugares, são fornecidas as informações de contato das organizações que têm endereços IP designados.

As informações geográficas (endereço, cidade, país) fornecidas pelo LACNIC correspondem aos dados declarados pelo associado. Esses dados poderiam não coincidir com o lugar onde os recursos IP são efetivamente usados.

Como o acesso a esse registro é público e gratuito, algumas organizações fazem geolocalização IP com base nessas informações. Devido à natureza dos dados, esta prática tem baixos níveis de certeza e gera problemas para clientes, ISP, provedores de conteúdo, etc.

O Geofeeds nasce como uma alternativa pública e gratuita, pela qual os operadores da região podem declarar explicitamente onde estão usando os endereços IP, podem dividir os blocos recebidos e indicar para cada um o lugar onde são usados. Atinge níveis de detalhe como país, região e cidade. Tudo em uma ferramenta projetada para esse fim.

 

CHK_LACNIC