Seleção + Raízes 2020

O Programa +RAÍZES selecionou as organizações IXP.GT da Guatemala, a Telefônica de El Salvador, o PIT Peru do Peru e o Conselho Nacional de Universidades - CNU da Nicarágua, para instalar novas cópias de servidores raiz neste ano.

Foram 16 as organizações da América Latina e o Caribe interessadas em hospedar uma instância do servidor que se apresentaram à chamada feita por +RAÍZES. Em princípio, quatro sites foram selecionados, embora seja possível expandir o número de beneficiários mais adiante em função dos acordos com os operadores de servidores raiz do DNS (RSO).

Para selecionar as organizações, foram levados em consideração critérios em diferentes dimensões, tais como: países que não têm cópias de servidores raiz patrocinados pelo programa, países que têm um número baixo de cópias de outros servidores raiz, sites em que um número maior de usuários se beneficie do serviço, sites interconectados com um número significativo de outros sistemas autônomos, entre outros. Esses critérios não são excludentes e é feito um equilíbrio entre uns e outros em acordo com os RSO.

Após eleger as organizações onde as cópias serão hospedadas, o processo continuará com a assinatura dos acordos de confidencialidade para avançar na compra e possível importação dos servidores em cada país. Uma vez que o servidor estiver no destino, dará início a etapa de instalação.

Este projeto faz parte do programa +RAÍZES do LACNIC que tem por objetivo principal à instalação de cópias anycast nos servidores raiz dos países da região. Desde o início do programa, mais de 30 cópias foram hospedadas na região com o apoio do LACNIC.

CHK_LACNIC