WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Revisão da ASO

O QUE É A REVISÃO DA ASO?

A Organização de Suporte a Endereços (ASO) é uma organização de apoio aos membros da ICANN. O seu papel é rever e desenvolver recomendações em relação às políticas de endereçamento dos protocolos da Internet (IP) e aconselhar a Diretoria da ICANN.

De acordo com os estatutos da ICANN, todas as organizações de suporte devem realizar uma revisão periódica de sua operação. A Organização de Recursos de Numeração (NRO) é a responsável da realização dessa revisão da ASO, para a qual selecionou a ITEMS International, consultoria especializada na área de telecomunicações e Internet, que publicou em 8 de agosto de 2017 o relatório final com as conclusões da sua revisão.

Dentro dessas conclusões há 18 recomendações que a NRO aceitou. As primeiras 17 recomendações são bem definidas e práticas, e podem ser implementadas por meio de ações da secretaria da NRO ou do Conselho de Endereços da ASO (ASO AC), em relação aos procedimentos administrativos, documentação ou, em alguns casos, ajustes aos acordos estabelecidos pela ASO. Prevê-se que essas ações não suscitem controvérsias.

A recomendação n°18 afirma que "A NRO deveria iniciar uma consulta com as comunidades dos cinco RIR para determinar a estrutura futura da ASO." O Conselho Executivo da NRO decidiu aceitar esta última recomendação.

A DECISÃO DA DIRETORIA DE LACNIC

Em relação à recomendação n°18, a Diretoria de LACNIC http://www.lacnic.net/2073/1/lacnic/comentarios-del-directorio-de-lacnic-sobre-las-recomendaciones-de-la-revision-de-la-aso considera que é necessário ajustar a estrutura e/ou procedimentos da ASO para esclarecer algumas das questões colocadas pela ITEMS no seu relatório final.

No entanto, em vez de uma opção binária (mudar tudo vs. mudar nada) em cada uma das quatro categorias definidas por ITEMS (Estatutos da ICANN, MoU ASO, Regras de Procedimento do ASO AC, site da ASO), a Diretoria de LACNIC vê um espectro mais amplo de opções e acredita que os ajustes necessários estão muito mais próximos das mudanças mínimas e de muito menos complexidade.

Portanto, seja qual for a conclusão deste processo e entendendo que alguns ajustes vão ser implementados, essas mudanças deverão ser colocadas em prática seguindo as expectativas originais da comunidade para gerenciar os números da Internet de forma eficiente e eficaz.
 
Por estes motivos, a Diretoria de LACNIC decidiu lançar este processo de consulta e convida a comunidade toda a enviar suas recomendações através dos canais identificados na consulta.

QUAL É O PROCESSO NA NOSSA COMUNIDADE?

O objetivo da consulta é rever as implicâncias estruturais das questões identificadas por ITEMS na revisão da ASO, incluindo, mas não se limitando a:

  1. Qualquer atualização e ajuste identificados como necessários para os documentos associados à ASO.
  2. Qualquer esclarecimento e ajuste dos procedimentos identificados.
  3. Qualquer confusão informada sobre os papeis entre a ASO e a NRO, e seus componentes.
  4. Qualquer percepção de complexidade sobre as relações entre a NRO, a ASO e a ICANN.
  5. A relevância e despesas para os RIR das várias atividades de divulgação da ICANN.

Os aspectos listados a seguir estão fora do escopo desta consulta pública:

  1. O processo de desenvolvimento de políticas globais (GPDP).
  2. O papel do Conselho da ASO em relação ao GPDP.

A consulta consiste em sessões informativas, envolvimento de diferentes níveis e um mínimo de duas instâncias formais para receber as contribuições devidas da comunidade.

  1. Primeiro, a partir de 16 de abril será fornecida uma lista de discussão para incentivar o debate sobre o papel e a função da ASO.
  2. Em 23 de abril, haverá um webinar informativo com Oscar Robles, CEO de LACNIC, e outros membros da comunidade, para informar a comunidade sobre os detalhes da revisão da ASO e encorajar interações de pessoas interessadas.
  3. Em 2 de maio, durante LACNIC 29, será realizada uma sessão plenária informativa com um painel de palestrantes distintos. Nesse mesmo dia, a consulta será realizada com participação à distância habilitada. Video
  4. De 7 a 26 de maio, será realizada uma consulta on-line com base nos resultados da consulta presencial durante o LACNIC 29, e permitirá mais contribuições dos membros da comunidade de forma aberta e transparente.

Como parte oficial do processo serão registradas apenas as contribuições feitas na consulta presencial e on-line,  e será necessário um registro oficial (nome e e-mail ou outro contato) dos colaboradores.

RESULTADOS

Através dos debates previstos, os resultados esperados da consulta são uma ou mais propostas consensuais e representativas da comunidade sobre o papel, a função e a estrutura futura da ASO na ICANN. A nível global espera-se que a estrutura futura da ASO seja determinada coletivamente entre as comunidades de todos os RIR por meio do processo regular de consenso de baixo para cima.

NÃO PERCA! OS MARCOS MAIS RELEVANTES

Lançamento da lista de discussão‘asoreview@lacnic.net‘ - 16 de abril de 2018
Realização de um webinar: sessão informativa sobre a revisão da ASO - 23 de abril de 2018 às 17h UTC.
Realização de uma sessão informativa presencial durante o LACNIC 29 - 02 de maio de 2018 das 20:40h às 21:00h UTC (15:40-16:00 UTC-5- Sala I-IV, Hard Rock Hotel Panamá)
Realização da consulta presencial durante o LACNIC 29  - 02 de maio de 2018 das 21:30h às 23:00 UTC (16:30-18:00 UTC-5 - Sala VI, Hard Rock Hotel Panamá).
Lançamento da consulta on-line - de 07 a 26 de maio de 2018

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a ASO?
A Organização de Suporte a Endereços (a ASO, Address Supporting Organization em inglês) é uma organização de apoio dentro da estrutura da ICANN. Foi formalmente estabelecida em 19 de outubro de 1999 com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre os diretores dos três Registros Regionais da Internet (RIR) da época (APNIC, ARIN e RIPE NCC) e a ICANN.

O que é o Conselho de Endereços da ASO (ASO AC)?
O Conselho de Endereços da ASO (ASO AC, o ASO Advisory Council em inglês) é o órgão que tem as responsabilidades organizacionais da ASO. O ASO AC é composto por 15 voluntários, três por cada um dos cinco RIR. Os representantes atuais de LACNIC na ASO AC são: Ricardo Patara, Jorge Villa, e Hartmut Glaser.

Quais são as responsabilidades do ASO AC?
As responsabilidades do ASO AC são:
- assumir um papel no processo de desenvolvimento de políticas globais;
- definir os procedimentos para selecionar as pessoas que irão prestar serviços em outros órgãos da ICANN. Por isso, o ASO AC nomeia dois membros da Diretoria da ICANN;
- fornecer assessoria à Diretoria da ICANN sobre políticas para a designação dos recursos de numeração.

O que é a NRO?
A Organização de Recursos de Numeração (a NRO, Number Resource Organization em inglês) é o órgão coordenador dos cinco RIR que administram a alocação dos recursos de numeração da Internet (endereços IP e Números de Sistema Autônomo, ASN). Cada RIR é composto por membros da comunidade da Internet na sua região. Enquanto a ASO representa a comunidade de números dentro da ICANN, a NRO representa a comunidade de números perante os RIR.

O que é o NRO NC?
De acordo com o MoU da ASO, o Conselho de Números da NRO (NRO NC; NRO Numbers Council em inglês) serve como o ASO AC e supervisiona as recomendações sobre políticas de endereços IP, inclusive gerencia as atividades de desenvolvimento de políticas e candidata membros para a Diretoria da ICANN. São as mesmas pessoas do ASO AC, que são eleitas por suas respectivas comunidades.

O que é o NRO EC?
O Conselho Executivo da NRO (NRO EC; NRO Executive Council em inglês) gerencia as atividades da NRO. O NRO EC é composto pelos CEO dos cinco RIR, e os cargos do EC alternam anualmente. O NRO EC representa os RIR nos assuntos delegados à NRO pelos RIR, e dedica recursos para apoiar as atividades da NRO, desde que haja uma aprovação unânime entre seus membros.

Como é a relação entre o ASO AC e os RIR?
O ASO AC, cujos membros são eleitos pelas comunidades dos RIR e designados pela direção de cada RIR, desempenha a função da ASO. Os RIR, em capacidade da NRO, fornecem apoio de secretaria à ASO.

Como é a relação entre o NRO EC e a ASO AC? Qual é a diferença entre esses órgãos?
O NRO EC tem um papel no processo de desenvolvimento de políticas globais. O NRO EC avisa ao ASO AC que uma proposta de política global foi adotada nos cinco RIR. O NRO EC responde ao ASO AC sobre o processo de desenvolvimento de políticas, e sobre pedidos de tempo adicional para rever as propostas. Além disso, o NRO EC deve aprovar qualquer alteração aos procedimentos operacionais da ASO.

O que faz o ASO AC durante as reuniões da ICANN?
O ASO AC representa a comunidade de números nas reuniões da ICANN.

Como é a revisão da ASO?
Todos os órgãos da ICANN devem rever seus mecanismos de operacionalização e seu funcionamento. De acordo com o Artigo IV, Seção 4 dos estatutos da ICANN, a NRO deve lidar com seus próprios mecanismos de revisão, com ênfase na eficácia da ASO dentro da estrutura da ICANN.

Quando foram feitas as revisões passadas?
A primeira revisão independente da ASO foi realizada em 2011, enquanto a segunda revisão aconteceu em 2017 e é a que motivou a consulta atual como recomendação.

Qual era o foco da última revisão em 2017? Os resultados dessa última representam o quê?
Para a última revisão da ASO, a NRO selecionou a ITEMS International, consultoria especializada na área das telecomunicações e da Internet, que publicou em 8 de agosto de 2017 um relatório final com as conclusões da sua revisão. A revisão teve como objetivo determinar se a ASO continua fazendo sentido na estrutura da ICANN e, se aplicável, se deveria haver alguma mudança na estrutura ou operação da ASO para melhorar sua eficácia na estrutura da ICANN. Além disso, a revisão foi usada para determinar se a ASO deve prestar contas perante a comunidade de números no momento do exercício de suas funções.

O relatório final teve 18 recomendações que a NRO aceitou. As primeiras 17 recomendações são bem definidas e podem ser implementadas por meio de ações da secretaria da NRO ou do Conselho de Endereços da ASO (ASO AC), em relação aos procedimentos administrativos, documentação e ajustes que não suscitem controvérsias aos acordos fundamentais. A recomendação 18 salienta a necessidade de iniciar uma consulta pública nas comunidades dos cinco RIR para determinar a estrutura futura da ASO.

Que implicâncias tem a recomendação 18 para a comunidade de LACNIC?
A recomendação 18 levou ao lançamento da presente consulta que começará com debates abertos em uma lista de discussão a partir de 16 de abril; sessões informativas através de um webinar em 23 de abril e um painel em 2 de maio durante o LACNIC 29; uma consulta presencial em 2 de maio durante o LACNIC 29; uma consulta on-line de 7 a 26 de maio; e um webinar final em 20 de maio para informar à comunidade dos resultados de cada atividade.

Para quem é direcionado este processo?
Este processo é direcionado para todas as pessoas interessadas nas questões da governança na comunidade de números.

Quais são os passos a seguir depois da consulta?
Após a consulta, uma equipe composta pelo staff de LACNIC e alguns membros da comunidade irá preparar um relatório final que detalhará, entre outras coisas, os resultados da consulta e a proposta definitiva da região. A Diretoria de LACNIC ratificará o relatório antes de entregá-lo à NRO para submetê-lo à consideração coletiva da NRO, juntamente com as propostas das outras comunidades dos RIR.

Por que a consulta é importante para a comunidade de LACNIC?
A consulta é importante para a comunidade de LACNIC, pois poderá contribuir com suas recomendações na determinação da futura estrutura da ASO. Somado a isso, conseguir uma ou mais propostas que atingiram consenso e que sejam representativas da comunidade de LACNIC, para que esta possa ser adicionada às contribuições das comunidades de todos os RIR.

Com quem posso entrar em contato para levantar uma contribuição ou dúvida específica?
Por mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida específica, envie um e-mail a asoreview@lacnic.net

Como eu posso me envolver neste processo?
Existem várias formas de se envolver neste processo, tais como:
Assinar a lista de discussão
Registrar-se e participar do primeiro webinar
Participar de forma presencial ou à distância da sessão informativa sobre a revisão da ASO durante LACNIC 29.
Participar pessoalmente ou à distância da consulta presencial durante o LACNIC 29.
Participar da consulta on-line de 7 a 26 de maio.

  LINKS RELACIONADOS

ASO
NRO
Revisão independente da ASO de 2017
Resposta conjunta do NRO EC e do ASO AC às recomendações da revisão independente da ASO de 2017    
Recomendações

RELATÓRIO FINAL

Leia o relatório final [PDF]

LACNIC está certificado por SGS:
SGS

Top CHK_LACNIC