Chamado a candidatos para ocupar três cargos na Comissão Eleitoral de LACNIC

Resultado

De acordo com o estabelecido nos estatutos de LACNIC e no calendario deste processo eleitoral, entre as datas de 8 e 15 de maio de 2018, procedeu-se à votação online para a eleição de candidatos a ocupar três cargos na Comissão Eleitoral de LACNIC.

Finalizado o período de votação e sua correspondente auditoria por parte da Comissão Eleitoral e cada organização votante, os candidatos eleitos são:

De acordo com o Estatuto de LACNIC (e oRegulamento de Incompatibilidades, Capacidades e Idoneidades):

“Não poderá haver mais de um membro que seja cidadão de um mesmo país ou território da região.”

Por essa razão, o candidato Valdemir Cesar da Silva, quem originalmente ocupa o segundo lugar nas votações, não resultou eleito por ter a mesma cidadania do candidato Marcelo Corradini.

Resultado completo

Candidatos Votos recebidos %
MARCELO CORRADINI 1668 24%
VALDEMIR CESAR DA SILVA 1426 20%
CAROLINA COFRÉ FERNÁNDEZ 1187 17%
NANCY JULIA CORDOVA GAMARRA 759 11%
ANDRÉS GALLEGO GARZÓN 415 6%
CRISTOBAL CHAPITAL TIRADO 335 5%
ABSTENCIÓN / ABSTENTION / ABSTENÇÃO 248 4%
JUAN PABLO LEÓN AGUILERA 233 3%
GERALDO JOSÉ NAKABE DOMINGUEZ 165 2%
JORGE LUIS LÓPEZ PRESMANES 163 2%
GARY ALEXANDER MIRANDA ROJAS 146 2%
MARLON ALEXANDER MURILLO MEDINA 143 2%
LORENZO BALAN 106 1%
RAFAEL LUIS GALARZA PORRAS 79 1%
Quantidade de votantes: 1504 Total de votos: 7073 100%
  • Cantidade de entidades habilitadas a votar: 7.415
  • Cantidade de entidades que votaram: 1.504
  • Porcentagem: 20.2%

A Comissão Eleitoral de LACNIC tem a honra de confirmar a Marcelo Corradini e Carolina Cofré Fernández para ocupar os cargos na Comissão Eleitoral de LACNIC pelo período de 3 anos a partir deste momento e até finalizado o processo eleitoral do ano de 2021 e a Nancy Julia Cordova Gamarra pelo período de 2 anos a partir deste momento e até finalizado o processo eleitoral do ano de 2020.

Nossas mais cordiais e entusiasmadas boas-vindas aos novos integrantes da comissão e enorme agradecimento aos 13 (treze) candidatos que participaram. Sua iniciativa foi fundamental para este processo.

Atenciosamente,
Comissão Eleitoral de LACNIC

Por consultas à comissão, por favor escrever a membresia@lacnic.net

A Comissão Eleitoral de LACNIC apresenta os treze candidatos a este processo eleitoral:

Candidatos (em ordem alfabética por nome) Postulantes
Nome completo (sem abreviações) Organização País de cidadania País de residência    Critérios de Idoneidade Desejáveis Nome completo Organização Motivo da nominação
Andrés Gallego Garzón GlobeNet Cabos Submarinos Colombia, S.A.S. Colombia Colombia Respostas Andrés Arturo Diaz Montes IFX Networks Colombia Andrés é uma pessoa que sabe muito sobre as telecomunicações na região, além de ser um grande referente em várias questões da comunidade.
Carolina Cofré Fernández Gtd Internet S.A. Chile Chile Respostas Auto nomeação Gtd Internet S.A. Meu principal interesse em participar desta comissão é fundamentalmente para colaborar com LACNIC no desenvolvimento da Internet. É um trabalho bem diferente ao mundo técnico, que hoje é a minha área de atuação. Permite que eu alcance uma proximidade muito enriquecedora com a instituição que tanto contribui com nossa região. 
Cristobal Chapital Tirado Nic México México México Respostas Miguel Angel Cruz Reyes Micronet de México, S.A. de C.V. Cristóbal é uma pessoa com reconhecida e longa experiência no desenvolvimento da Internet na região. Ele é especialista em questões técnicas e administrativas dos NIR e hoje lidera a área de pesquisa do NIC México. Como pessoa é muito sério, profissional e com uma honestidade e ética de trabalho infalível. Eu acredito que suas contribuições serão muito valiosas.
Gary Alexander Miranda Rojas Netmundo Transmisiones Regionales SPA Chile Chile Respostas Auto nomeação Netmundo Transmisiones Regionales SPA Interesse pela Internet na região, Neutralidade na Rede
Geraldo José Nakabe Dominguez Corporación Telemic C.A. Venezuela Venezuela Respostas Auto nomeação Corporación Telemic C.A. Participação ativa como representante da Venezuela na comunidade de LACNIC
Jorge Luis López Presmanes Red Nacional Universitaria Ministerio de Educación Superior de la República de Cuba Cuba Cuba Respostas Francisco Lee Tenorio Ministerio de Educacion Superior Por sua experiência, tem as condições para o trabalho na Comissão Eleitoral de LACNIC.
Juan Pablo León Aguilera Etapa EP Ecuador Ecuador Respostas Auto nomeação Etapa EP Engenheiro de Sistemas, especialista em telecomunicações, com mais de 15 anos de experiência em administração de ISP, professor universitário, e nos últimos 2 anos liderou a área tecnológica do Conselho Nacional Eleitoral do Equador, por isso tem experiência em processos eleitorais e tecnológicos. Pelo exposto, e a fim de contribuir ativamente nos processos eleitorais da comunidade da Internet na região, bem como estando ciente dos conhecimentos adquiridos tanto pela experiência profissional, quanto por ter participado ativamente de LACNIC  desde 2001, coloco à sua disposição esta candidatura com a melhor predisposição e otimismo para que os membros da comunidade considerem a mesma como uma opção de imparcialidade e transparência para poder fazer parte da comissão eleitoral de LACNIC. 
Lorenzo Balan Speednet Communications Limited Belize Belize Respostas Auto nomeação Speednet Communications Limited Eu acredito na transparência, e um dos meus desejos foi participar de um processo democrático. Acredito que a minha participação na Comissão Eleitoral de LACNIC contribuiria justamente nesse sentido.
Marcelo Corradini Kyatera Informática Ltda Brasil Brasil Respostas Auto nomeação Kyatera Informática Ltda Continuar colaborando com a comunidade e a comissão eleitoral de LACNIC
Marlon Alexander Murillo Medina  Servicio de Administración de Rentas Honduras Honduras Respostas Auto nomeação  Servicio de Administración de Rentas Em referência ao convite para participar ativamente de    LACNIC, bem como o desejo profissional de participar e contribuir com a organização.
Nancy Julia Cordova Gamarra Telefonica del Peru S.A.A. Perú Perú Respostas Auto nomeação Telefonica del Peru S.A.A. participar, contribuir e colaborar nos debates, proporcionando um espírito prático para a tomada de decisões e a consecução de objetivos comuns.
Rafael Luis Galarza Porras Inter&Inter S.A. Ecuador Ecuador Respostas Auto nomeação Inter&Inter S.A. Por participar como empresa e dar um apoio à comunidade
Valdemir Cesar da Silva Rix Internet Ltda Brasil Brasil Respostas Auto nomeação Rix Internet Ltda Auto nomeação

Acesse à lista de votantes desde processo aqui

  • A lista de votantes indica as entidades habilitadas a votar.
  • Essa lista foi encerrada no dia 9 de abril de 2018 às 18 UTC e inclui todas as entidades de categorias Sócio Fundador e Ativo A (que não apresentavam saldo pendente em seu estado financeiro nessa data).

Processo eleitoral 2018

De acordo com o artigo 24 do Estatuto de LACNIC (ver o artigo completo aqui), modificado e aprovado na Assembleia Extraordinária de LACNIC 27 em Foz do Iguaçu (ver a ata aqui):

  • “A Comissão Eleitoral estará composta por cinco membros.”

A primeira posição a ser preenchida será o do atual membro da comissão, o Sr. Marcelo Corradini, que termina seu mandato quando este processo eleitoral termine. O candidato eleito ocupará o cargo por um período de 3 anos.

A segunda posição a ser preenchida será a primeira posição nova na comissão e o candidato eleito ocupará o cargo por um período de 3 anos.

A terceira posição a preencher será a segunda posição nova na comissão e o candidato eleito ocupará o cargo por um período de 2 anos.

Segundo o artigo 26 do estatuto (ver artigo completo aqui), a Diretoria de LACNIC possui, além de outros deveres, a seguinte atribuição:

• " Regulamentar os critérios objetivos e detalhados das causas de incompatibilidade dos membros eletivos de LACNIC, assim como aqueles casos limites ou duvidosos.".

Os convidamos a acessar o Regulamento de Incompatibilidades, Capacidades e Idoneidades aprovado em fevereiro de 2018 pela Diretoria (ver ata da Diretoria aqui).

Calendário

Abertura do período de recepção de candidaturas:  9 de março (às 18:00 UTC)
Encerramento do período de recepção de candidaturas:  9 de abril (às 18:00 UTC)
Encerramento da lista de votantes (lista de organizações sem dívidas até à data):  9 de abril (às 18:00 UTC)
Publicação da lista de votantes e da lista de candidatos (em ordem alfabética por nome):  13 de abril
Período de reclamações sobre a lista de votantes e os candidatos:  De 16 a 18 de abril (às 18:00 UTC)
Prazo para as respostas às reclamações sobre a lista de votantes e os candidatos:  24 de abril (às 18:00 UTC)
Período para enviar perguntas ou comentários aos candidatos:  De 16 de abril a 7 de maio
Período de votação on-line:  De 8 de maio (das 18h UTC) até 15 de maio (até 18:00 UTC)
Período de auditoria pela Comissão Eleitoral:  De 15 a 17 de maio (às 18:00 UTC)
Período para possíveis reclamações sobre a votação on-line:  De 18 a 21 de maio (às 18:00 UTC)
Prazo para respostas às reclamações sobre votação on-line:  24 de maio (às 18:00 UTC)
Publicação do resultado oficial:  21 de maio (se não houver reclamações sobre a votação)

Quem pode ser nomeado e como?

  • Cidadãos dos países ou territórios da região de cobertura de LACNIC que cumpram com o estipulado no artigo 24:

Para integrar a Comissão Eleitoral vão existir as seguintes incompatibilidades:

  • Não poderá haver mais de um membro que seja cidadão de um mesmo país ou território da região. Caso o candidato a ocupar o cargo tenha mais de uma cidadania, serão consideradas todas elas para avaliar uma possível incompatibilidade; se depois do momento da eleição algum membro viesse adquirir uma nova cidadania isso não será motivo de incompatibilidade;
  • Não poderá haver mais de um membro vinculado por motivos de trabalho ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização e/ou a uma Sociedade vinculada a essa, radicadas ou não no mesmo país;
  • Através do contato responsável pela entidade de uma organização associada: Ativo A ou Sócio Fundadora
  • A organização que nomeia deve estar ao dia com o pagamento de sua associação
  • Postulados podem pertencer ou não à organização que envia a nomeação (auto nomeações estão permitidas)
  • Cada organização pode nomear a somente um candidato por vaga

Atualmente integram a comissão Vivian Valverde (Costa Rica) e Horacio Tedesco (Argentina). Igualmente, as organizações desses países podem nomear candidatos de demais cidadanias da nossa região.

Formulario de postulação:

Deve ser enviado a nominaciones@lacnic.net com o assunto “Candidato à Comissão Eleitoral – 2018”

Sobre o candidato

  • Nome completo (sem abreviações):
  • Organização:
  • País de cidadania:
  • País de residência:
  • E-mail:

Sobre o postulante

  • Nome completo:
  • Organização:
  • Motivo da nominação:

Quem pode votar e como?

  • Entidades associadas: Ativo A e Sócio Fundadora
  • Sem saldo pendente em seu estado de conta na data do encerramento da lista de votantes
  • A votação será online através do sistema de eleições de LACNIC - artigo 25
  • A escala de votos vai desde o valor 1 até o 11 dependendo da categoria do associado (espaço de endereços que tenha alocado) - artigo 19
  • Cada organização associada tem designado um representante institucional (o contato responsável pela entidade) na base de dados de LACNIC, quem receberá um e-mail com o link de votação de sua entidade.
  • A veracidade e a atualização do nome e e-mail do contato responsável pela entidade, assim como das demais informações na base de dados de LACNIC, é de total responsabilidade de cada associado.

Mais informações sobre a Comissão Eleitoral

Cargos

De acordo com o Estatuto Social de LACNIC, a Comissão Eleitoral está formada por cinco integrantes.

Artigo 24, capítulo V:

Esta comissão ficará a cargo da vigilância e certificação dos processos eleitorais dos órgãos estabelecidos no presente estatuto, incluindo impugnações ou restrição a um dos cargos em jogo, das candidaturas ou cargos atuais devido às incompatibilidades (tendo a faculdade de eliminar e/ou restringir a candidatura de um ou mais candidatos impugnados e/ou investigados de ofício) assim como a realização do escrutínio e a determinação de seus resultados e dos candidatos vitoriosos. Pode atuar perante uma denúncia ou de ofício e tem faculdades para chamar a Assembleia Extraordinária em caso de irregularidades graves na eleição.

Atribuições e deveres

Aos cinco integrantes correspondem as mesmas responsabilidades e tarefas que se encontram no artigo 24.

Mandatos e incompatibilidades (artigo 24):

  • Seu mandato durará três anos.
  • Renovando-se parcialmente a cada ano um ou dois cargos, conforme o caso.
  • Podendo seus membros ser reelegidos sempre e quando se observem os critérios de elegibilidade.
  • Não poderá haver mais de um membro que seja cidadão de um mesmo país ou território da região.
  • Não poderá haver mais de um membro vinculado por motivos de trabalho ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização e/ou a uma Sociedade vinculada a essa, radicadas ou não no mesmo país.

Reuniões da Comissão Eleitoral

O trabalho e as comunicações da Comissão Eleitoral se desenvolvem de forma online. Por correios eletrônicos e através do Sistema de Eleições de LACNIC.

Código de Conduta

Assim como os funcionários de LACNIC, a Comissão Eleitoral está regida por nosso Código de Conduta.

CHK_LACNIC