Resumo diário

Esta quinta-feira 1 de outubro começou com algumas apresentações de LACNIC: a primeira foi realizada por Graciela Martínez (LACNIC) que apresentou um relatório do WARP (Warning Advice and Reporting Point) de LACNIC.

O WARP é a equipe coordenadora e facilitadora da gestão de incidentes de segurança informática e pretende realizar funções de coordenação necessárias para reforçar as capacidades de resposta a incidentes relacionados a endereços da Internet da América Latina e o Caribe.

A seguir, Mónica Báez (LACNIC) apresentou o campus on-line de LACNIC e todas as capacitações implementadas até hoje.

Guillermo Cicileo apresentou o programa de Segurança e Estabilidade de LACNIC que visa contribuir para uma Internet mais segura e estável na região e no mundo. Como parte desse programa, são desenvolvidas ações específicas a fim de garantir as infraestruturas críticas da Internet e proporcionar uma maior estabilidade e resiliência ao funcionamento destas.

Depois, Carlos Martínez e Sergio Rojas apresentaram duas iniciativas colaborativas entre os 5 RIR : RDAP e o relatório global de implementação do IPv6.  Também foram realizados updates por parte da IANA,  NRO,  APNIC, RIPE NCC e ARIN.

Depois do coffee break, George Michaelson apresentou "uma análise das redes da América Latina e o Caribe a partir dos dados de APNIC". Foram apresentadas novas medições baseadas em HTML5 de APNIC que revelam mais detalhes da implementação do DNSSEC e IPv6 no mundo todo. Esta apresentação observa a região LACNIC e mostra algumas das histórias que surgem sobre a implementação da Internet.

Às 12.15h começou o Fórum Público de Políticas onde foram apresentadas as seguintes políticas:

LAC-2015-4: Prazo para a recuperação de recursos (Por Ricardo Patara). Resumo: Diminuiria de 6 a 3 meses o prazo atual para a recuperação dos recursos de numeração da Internet designados que estão em situação "irregular".

LAC-2015-6: Alteração do alcance da Fase 2 do esgotamento do IPv4 na região (por Edmundo Cazarez). Resumo: propõe alterar o texto dos pontos 11.1 e 11.2 dobrando o espaço designado para a Fase 2 de /11 a /10.

O resultado das propostas foi:

2015-4 :  83 a favor –  3  contra –  14 abstenções  - APROVADA

2015-6 : Foi apresentada e discutida, continua no processo expeditivo,  no período de discussão.

À tarde foi realizada a sessão de LACNOG onde estiveram presentes Hernán Contreras (CISCO)  que ministrou uma palestra sobre a seguinte geração mVPN: uma nova abordagem para Multicast nas áreas de serviços. A seguir, Álvaro Retana(CISCO) falou sobre Bit Indexed Explicit Replication, e depois, José Luis Espinosa Torres (Telefônica Peru) explicou um caso bem-sucedido de implementação IPv6 no Peru.  Por último Antonio Moreiras (NIC.BR) falou da INOC DBA- uma hotline para comunicacoes entre sistemas autônomos.

Esta quarta-feira 29 de setembro começou com uma apresentação sobre a Internet do Tudo (Internet of Everything) realizada por Álvaro Retana da CISCO.

A Internet das Coisas (IoT) é a nova revolução tecnológica. Com menos de 1% das "coisas" físicas conectadas à Internet, existe uma oportunidade incrível de conectar o desconectado e mudar o mundo. A visão da Internet do Tudo (IoE) é a conexão das pessoas, processos, dados e coisas em uma plataforma rica em oportunidades de inovação.

A seguir, Gianina Pensky (LACNIC), Edmundo Cazarez (NIC MX), Sergio Rojas (LACNIC), Carlos Plasencia e Alex Ojeda (Moderadores do Fórum Público de Políticas) realizaram a apresentação "Mudar as regras da Internet é simples" para fomentar a participação da comunidade nas políticas da Internet da região da LAC.

Às 11.00h da manhã deu início o Fórum Público de Políticas do LACNIC24. LACNIC baseia sua operativa em um modelo de autorregulação através do qual as regras (políticas) para a administração dos recursos da Internet são desenvolvidas pela comunidade regional em um processo participativo, público, transparente, aberto para todos e com base no consenso.

Neste espaço a comunidade pode apresentar e propor políticas, a fim de elaborar políticas que se adaptem aos interesses regionais, salvaguardando os interesses da comunidade como um todo.

As políticas apresentadas nesse espaço foram as seguintes:

LAC-2015-3: Política de esgotamento do IPv4 com fim programado, com devolução programada por parte dos grandes usuários de blocos. Resumo: Estabelece data de fim para o IPv4 para 2030, sugere que os grandes usuários de blocos IPv4 devolvam 1/15 de seus blocos a cada ano. (Apresentada por Moises Ceratti).

LAC-2015-5: Mudar para 3 anos o prazo mínimo para a transferência de blocos  em conformidade com o ponto 2.3.2.18. Resumo: modificaria o ponto 2.3.2.18, onde os blocos designados possam ser transferidos dentro de um período de 3 anos ao contrário de um ano como acontece atualmente. (Apresentada por Ricardo Patara)

LAC-2015-2: Inter-RIR Transfers Resumo: Permitir que as organizações transfiram recursos IPv4 para o LACNIC desde outro RIR. (Presentada por David Huberman)

LAC-2015-1: Ativar 2.3.2.18 quando for recebido um pedido justificado de mais de /22 que não possa ser satisfeita por uma alocação de quaisquer reservas de endereços de LACNIC. (Apresentada por Mike Burns).

O resultado dessas propostas foi o seguinte:

2015-3: 2 a favor – 75 contra – 35 abstenções – VOLTA À LISTA
2015 -2: 17 a favor – 87 contra – 33 abstenções - ABANDONA
2015-5: 107 a favor – 5 contra – 8 abstenções – APROVADA
2015-1: 48 a favor – 32 contra – 21 abstenções – APROVADA
À tarde aconteceu o Fórum de Operadores de Redes da LAC com diferentes apresentações técnicas. Em primeiro lugar Anahí Rebatta (TeleGeography) fez uma apresentação sobre "América Latina - Infraestrutura e conectividade regional".

Depois foi a vez de Sofía Silva Berenguer, (MDEA Networks ) quem apresentou um trabalho que simula a criação de pontos de troca de tráfego em alguns países. Nesse sentido é observado um aumento de 15% no grau médio dos Sistemas Autônomos ativos nos países que é feita a simulação.

Silvia Nora Chávez realizou uma apresentação intitulada "Conseguindo melhorias na Rede Nacional de Educação e Pesquisa no México CUDI".

Para terminar o dia Carlos Martínez e Jan Zorz realizaram um tutorial sobre DANE e algumas estatísticas da implementação atual de DANE e Fabricio Tamusiunas fez uma análise comparativa entre metodologias de medições automatizadas, baseadas no CPE e software no Brasil.

Todas as atividades acima estão disponíveis em: http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic24-lacnog

A quarta-feira terminou com um evento social em Andrés Carne de Res.

O Hotel Crowne Tequendama hospedou hoje, 29 de setembro às 9:00h (UTC -5) a cerimônia de abertura do LACNIC 24- LACNOG15 contando com a participação de mais de 350 pessoas da região.

No marco dessa atividade,  participaram Óscar Messano, Presidente de LACNIC, Alejandro Guzman, Presidente de LACNOG e Eduardo Santoyo, Presidente de LACTLD.

Foram destacadas atividades importantes que serão levadas a cabo no evento como o painel de infraestruturas críticas para a Internet, o Fórum Público de Políticas, o painel de transferências de endereços IP, a sessão informativa sobre a transição da custódia das funções da IANA e todas as apresentações técnicas de LACNOG.

A seguir, Oscar Robles, Diretor Executivo de LACNIC,  apresentou um relatório geral de LACNIC que incluiu várias questões como a transição da supervisão das funções da IANA, o esgotamento do IPv4 na região, o aumento do número de associados de LACNIC.

Assim mesmo, Tomás Lynch -Representante do Comitê de Programa de LACNOG- apresentou o relatório anual de LACNOG onde salientou a estrutura de LACNOG, sua formação e as atividades mais relevantes desde seu primeiro evento.

Às 11.00h da manhã foi realizado o painel de infraestruturas críticas da Internet que contou com a participação de Tomas Lynch da Ericson, Carlos Martínez de LACNIC, Christian O'Flaherty da ISOC, Eduardo Santoyo de LACTLD, Arturo Servin do Google, Ariel Grazier da LAC-IX e Milton Kaoru Kashiwakura do NIC.BR.

Nesse debate foram apresentadas algumas questões como a definição do termo infraestrutura crítica, os problemas que afetam hoje e alguns dos elementos importantes que fazem parte dessa infraestrutura.

Posteriormente e pela primeira vez, foi realizado um painel de transferências de endereços IP com a moderação de Jorge Villa. Foram realizadas duas apresentações sobre as transferências em outras regiões: a Ásia Pacífico (George Michaelson- APNIC) e a Europa (Marco Schmidtt - RIPE NCC).  Nas duas regiões já existem políticas de transferências, e explicaram como funcionam esses processos na atualidade.

Assim mesmo, Ricardo Patara (NIC.BR) deu a sua visão desde uma perspectiva mais crítica sobre a aprovação de transferências na região. Ricardo salientou a importância da criação de um mecanismo para garantir a alocação justa e equitativa dos recursos.

Edmundo Cazarez (NIC.MX) explicou de forma breve a situação atual das transferências na região LAC e salientou o risco de que comecem a ser realizadas transferências que não fiquem registradas no registro regional.

Daniel Miroli (IP Trading) apresentou a perspectiva desde o âmbito da consultoria e explicou como funciona o processo de transferências.

Todas as apresentações podem ser acessadas em: http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic24-lacnic

Alejandro Acosta apresentou o estado da implementação do  IPv6 e as estatísticas do projeto realizado conjuntamente por LACNIC e CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Visando promover a implementação e adoção do IPv6 na América Latina e o Caribe, o LACNIC e CAF trabalham em um projeto para promover o desenvolvimento da infraestrutura crítica da Internet na região.

O projeto procura sensibilizar sobre a situação da região no contexto mundial em relação ao processo de migração para o IPv6; promover e favorecer o desenvolvimento de experiências bem-sucedidas e gerar evidência para a tomada de decisões no âmbito gerencial e dos governos. Além disso, vai habilitar a implementação de banda larga, aumentar o acesso à Internet e gerar um marco institucional que apoie o crescimento na América Latina e o Caribe.

Para finalizar a jornada foi realizada a sessão informativa sobre a transição da supervisão das funções da IANA.

Nesse painel foi recapitulado o processo de Consulta Regional sobre a transição da custódia das funções da IANA na região, em outras regiões, e o processo geral de coordenação entre os diferentes atores da Comunidade da Internet para terminar descrevendo a última instância do mesmo no IGC.

Nesse painel participaram Andrés Piazza (Líder das Relações Estratégicas e Governança da Internet de LACNIC), Esteban Lescano (membro do CRISP Team na região LAC), Jorge Villa (Membro da comunidade de LACNIC no CCWG) e Óscar Robles (CEO de LACNIC).

Das 14.00h às 18.00h aconteceu no salão Esmeralda 2 a reunião de Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança da LAC (CSIRT). Essa reunião está consolidada como um espaço de trabalho e troca de experiências entre os atores da região da América Latina e o Caribe, ligados às questões de segurança. Através do conhecimento e troca entre os participantes procura-se fortalecer a região em relação à prevenção e mitigação do impacto de incidentes de segurança informática.

Nessa reunião foram ministradas palestras muito interessantes como a metodologia para avaliar a segurança em CPE ou o sistema de gerenciamento de incidentes desenvolvido por CERT.

No salão Bolívar 2 foi apresentado o tutorial de Peering em que foram analisados os fundamentos, as relações de negócio, aspectos técnicos da Troca de Tráfego, Peering e CDN. Algumas das questões apresentadas na oficina foram: onde fazer peering, que tipo de troca de tráfego usar, como analisar o tráfego da rede para a tomada de melhores decisões em relação à interconexão, onde cadastrar os sites e políticas de peering e boas práticas no que refere ao uso de BGP em peering.

Os instrutores que participaram no tutorial são: Arturo Servín (Google), Guillermo Cicileo(LACNIC), Carlos Martínez (LACNIC), Nicolás Antoniello(Antel) e Hans Reyes (CUDI).

Nesta segunda feira 28 de setembro de 2015, cerca de 300 pessoas se aproximaram da mesa de registro no Hotel Crowne Plaza Tequendama para retirar seus materiais e participar dos seis tutoriais paralelos.  Agradecemos aos participantes de mais de 26 países na região que nos acompanham na Colômbia.

Convidamos vocês a lerem essas atualizações acerca das atividades realizadas no LACNIC 24- LACNOG15, disponíveis todos os dias no site do evento (http://eventos.lacnic.net/lacnic24).

FIRST (Fórum Global de Resposta a Incidentes e equipamentos de segurança)
Este segundo Simpósio e Colóquio Técnico FIRST realizado na região, direcionado tanto para os membros do FIRST quanto para outros convidados, foi realizado das 9:00h às 18.00h. O objetivo principal foi compartilhar informações sobre vulnerabilidades, incidentes, ferramentas e outras questões que afetam o funcionamento dos equipamentos de segurança e resposta a incidentes.

Para mais informações, acesse https://www.first.org/events/colloquia/bogota2015

Os seis tutoriais técnicos apresentados hoje às 9:00h e às 14.00h (UTC-5) e que contaram com a participação de mais de 300 pessoas foram:

Tutorial Implementação do IPv6 nas Redes de acesso fixo e móvel
Instrutores: Ariel Weher (LACNOG), Tomas Lynch (Consultor de IP), Jordi Palet (Consulintel)

Neste tutorial foram explicadas as diferentes tecnologias e técnicas de implementação do IPv6 que usam os provedores de acesso na última milha, tanto nos acessos fixos quanto móveis. Também foram apresentadas outras questões como dual stackversus NAT vs. túneis, diferentes metodologias de designação do IPv6 e implementação no acesso fixo e móvel.

Tutorial Testing v6
Instrutores: Gustavo Guimerans, CES /Gerardo Rada, LACNIC / Laura Kaplan, LACNIC

LACNIC irá disponibilizar para seus membros e para a comunidade da Internet a metodologia para testar equipamentos e aplicativos, Certiv6, e um curso teórico-prático para aprender a usá-la.

Este tutorial é introdutório ao curso, e nele são realizados exercícios práticos para ilustrar situações reais em que se apresenta um problema de funcionamento de um sistema operando sobre o IPv6, que pode ser resolvido mediante a aplicação da metodologia apresentada.

Tutorial IETF
Instrutores: Álvaro Retana, CISCO

Nessa oficina foram apresentadas questões sobre o IETF em geral e a participação de pessoas da região. Foi iniciado com uma revisão das funções e atividades do IETF, incluindo a missão, estrutura e funcionamento dos Grupos de Trabalho. Também, foram ministradas algumas palestras técnicas sobre o trabalho que está sendo realizado tanto no IETF quanto na academia. Para finalizar, foi levado a cabo um painel sobre a operação e experiência na participação à distância nas reuniões do IETF.

Tutorial Monitoramento
Instrutores: Carlos Martínez, LACNIC / Santiago Aggio, CONICET - UTNFRBB /Pablo Cuello, Antel

Nesse tutorial foram revisadas as diferentes formas de monitorar redes IPv6 dual stack e IPv6-só. Foram analisados e mostrado o uso de protocolos como SNMP, Netflow e outras ferramentas que possam ser úteis para o monitoramento de tráfego, aplicativos e serviços sobre o IPv6.

Tutorial Administração de Recursos da Internet
Instrutores: Rodrigo Zambrana, LACNIC / Sergio Rojas, LACNIC

Nesse tutorial, direcionado para representantes de organizações que já são membros associados  a LACNIC, foi ensinado a usar o Sistema de Gestão de Recursos de LACNIC, registrar sub-designações de prefixos a terceiros, usar o serviço Whois, manter as informações de contato de um bloco ou de uma organização atualizadas e a delegar a resolução reversa de um bloco.

Também merecem destaque algumas das outras reuniões de importantes organizações que contribuem com o desenvolvimento da Internet na região e que vão convergir durante essa semana (FIRST, LACTLD, 2do Fórum Colombiano da Governança da Internet, LAC-i-Roadshow).

O dia terminou no Salão Rojo com uma sessão em que LACNIC, LACNOG explicou a dinâmica dos eventos de LACNIC para mais de 80 novos participantes inscritos.

CHK_LACNIC