Chamado a Nomeação de Candidatos para o NRO Number Council / ASO Address Council em Representação da Região de LACNIC

Este é um chamado aberto a indicação de candidatos para cobrir uma (1) vaga no Number Council do NRO (NRO NC) correspondente à região de LACNIC, gerada ao finalizar o mandato do Sr. Jorge Villa, a partir do dia 31 de dezembro de 2017.

O representante eleito deverá cumprir um período de três (3) anos de mandato a partir de 1º de janeiro de 2018.

Os representantes do NRO Number Council exercem agora as funções do ASO Address Council do ICANN. As responsabilidades dos representantes no NRO NC estão detalhadas no Memorando de Entendimento do ASO disponível em:
 
http://www.nro.net/documents/icann-address-supporting-organization-aso-mou

1 - Processo de Nomeação:

Qualquer indivíduo proveniente da região do LACNIC pode ser nomeado neste processo, com exceção da equipe de qualquer RIR, integrantes da Diretoria do LACNIC e pessoas da mesma nacionalidade de algum dos membros em exercício no ASO / AC eleitos pela comunidade do LACNIC.

Auto nomeações são permitidas.

Os candidatos, para serem admitidos, deverão declarar ter conhecimento do processo de desenvolvimento de políticas do LACNIC, do papel do ASO AC e das formas de participação da comunidade nestes processos.
Se terminado o prazo nenhum candidato que preencha todos os requisitos se houver apresentado, será anunciado um novo prazo de 15 dias para a apresentação de candidatos no qual não vai aplicar a restrição relativa ao país de procedência dos candidatos.

Caso um membro do ASO AC seja eleito para ocupar um cargo na Diretoria de LACNIC, este deverá renunciar a seu cargo no ASO AC antes de tomar posse na Diretoria.

2 - Calendário:

10 de fevereiro de 2017

Abertura da Convocatória

O candidato deverá ser uma pessoa proveniente da região de serviço de LACNIC. O prazo para a apresentação de candidatos, validação das nomeações e cumprimento de outros requisitos detalhados a seguir, vencerá no dia 10 de abril de 2017 a las 23:59 UTC.

10 de abril de 2017

Encerramento do Prazo para a recepção e validação das candidaturas

Cada candidato deve contar com 5 manifestações de apoio para validar sua candidatura e essas devem ser enviadas antes del horario de encerramento. Uma vez terminado o prazo de recepção e validação de candidaturas, os nomes dos candidatos serão informados junto a seus respectivos apoios no nosso site.

22 a 26 de maio - Evento LACNIC 27

Eleições Presenciais

Durante uma das instâncias do Fórum Público de Políticas durante o evento.
• Poderão votar todas as pessoas que estejam dentro do salão no momento que comece a eleição.
• Cada votante poderá marcar 1 candidato do papel de votação. Cada marca corresponderá a um voto.
• O voto será anônimo.
• A contagem dos votos estará a cargo de uma comissão de 3 pessoas nomeadas durante o Fórum Público. Nenhum candidato poderá ser membro da Comissão de contagem de votos.
• Uma vez contados todos os votos, o candidato com mais votos, será proclamado representante da região de LACNIC no NC pelo período de 3 anos a partir de 1º de janeiro de 2018 até 31 de dezembro de 2020.

EMPATE: Se ocorre um empate, se votará novamente considerando para esta votação extra, apenas os candidatos que empataram.

3 - Para indicar uma pessoa, é necessário enviar um e-mail para nominacoes-ac@lacnic.net

O e-mail deverá conter, necessariamente, as seguintes informações:

  • Nome do indicado:
  • País de residência:
  • Nome da Organização:
  • Endereço de e-mail:
  • Endereço Postal:
  • Número de telefone:
  • Informação Biográfica:
  • Motivos da indicação:
  • Nome de quem indica:
  • Organização:
  • Endereço de e-mail:

Para expressar apoio aos indivíduos indicados, por favor, envie um e-mail para a apoyos-ac@lacnic.net
com a seguinte informação:

  • Nome do indicado apoiado:
  • Nome da pessoa que expressa o apoio:
  • Organização:
  • Endereço de e-mail:

4 - Para mejor entendimiento del proceso, algunas informaciones relevantes:

a) Sobre a ASO (Address Supporting Organization)

A ASO foi criada através de um "Memorandum of Understanding (MoU)" que foi assinado em outubro de 1999 entre os Registros Regionais de Internet (RIRs) existentes nesse momento e a ICANN. Dito Memorando de Entendimento foi assinado por LACNIC em 31 de outubro de 2002 no momento de seu reconhecimento oficial como RIR. Em 21 de outubro de 2004 assinou-se um novo Memorando de Entendimento entre o NRO, em nome dos Registros Regionais de Internet existentes e a ICANN. Sob este novo Memorando, o NRO Number Council exerce as funções do ASO Address Council.

A ASO tem como função principal realizar recomendações à diretoria de ICANN em matéria de endereçamento IP e participar no desenvolvimento de políticas globais sobre endereços IP.
Normalmente, propostas para políticas globais na área de responsabilidade da ASO são desenvolvidas no contexto dos fóruns de discussão e elaboração de políticas dos RIR's, e então submetidas a consideração da ICANN através da ASO. Esta organização também considera outras sugestões recebidas por outras partes interessadas e outros órgãos da ICANN.

A ASO é responsável pela indicação de dois (2) Diretores da ICANN, de acordo com o estatuto da ICANN.

A ASO conduz seus negócios de uma forma aberta e transparente.

b) Sobre o Conselho de Endereçamento (Address Council)

O Conselho de Endereçamento é responsável pelo gerenciamento das funções administrativas da ASO. Cada RIR seleciona três (3) indivíduos para atuarem como membros do Conselho de Endereçamento. Um deles é indicado pela Diretoria de cada RIR e os dois restantes são eleitos através de um chamado aberto a indicações e posterior eleição no Fórum Público.

Uma outra função importante do Conselho de Endereçamento é a indicação de membros da Diretoria (Board of Directors) da ICANN. O Address Council leva a cabo esta eleição através de um chamado aberto para nomeações e um processo aberto de seleção.

c) Sobre as funções dos membros do Conselho de Endereçamento

Os membros do Conselho de Endereçamento não receberão da ASO nenhuma compensação ou reembolso de despesas. Eles não serão indenizados pela ASO, nem a ASO dará a cobertura no que se relaciona à responsabilidade das ações dos membros do Conselho de Endereçamento.

Os membros do Conselho não representarão nenhum RIR, nem atuarão como um representante de qualquer outro órgão. Os membros são indicados de forma individual e nenhum outro indivíduo ou organização poderá representar o membro através de procuração.

Nos casos que for necessário, LACNIC irá pagar pelas despesas de viagens de seus três representantes para participarem das reuniões do Conselho de Endereçamento (ASO AC).

CHK_LACNIC