Comentários da Diretoria de LACNIC sobre as recomendações da Revisão da ASO

A Organização de Recursos de Numeração (NRO) tem como responsabilidade realizar uma Revisão da Organização de Apoio para Endereços (ASO) dentro da estrutura da ICANN, para o que selecionou para este propósito a ITEMS International [1], uma consultoria especializada na área das telecomunicações e Internet, que publicou em 8 de agosto passado o relatório final com as conclusões de sua revisão [2].

No marco deste processo, a Diretoria de LACNIC compartilha a sua visão sobre as recomendações apresentadas no Relatório Final.

A Diretoria LACNIC analisou as primeiras dezessete recomendações e concluiu que elas são, em maior medida, operacionais e podem ser implementadas assim que o NRO EC considerar apropriado, pois exigem coordenação entre os 5 RIR.

Em relação à recomendação n.18, que propõe a possibilidade de uma consulta com a comunidade de cada região para determinar o nível das mudanças necessárias na ASO, a Diretoria de LACNIC considera que são necessários ajustes na estrutura e/ou procedimentos da ASO para esclarecer algumas das questões levantadas pelo ITEMS em seu Relatório Final.

No entanto, em vez de uma opção binária (Mudar nada vs.  Mudar tudo) em cada uma das quatro categorias definidas por ITEMS (Estatutos da ICANN, MoU ASO, Regras de Procedimento da ASO AC, Site da ASO), -Veja gráfico 1- a Diretoria de LACNIC vê um espectro mais amplo de opções e acredita que os ajustes necessários estão muito mais próximos às mudanças mínimas e de uma complexidade muito menor - Veja gráfico 2.

A Diretoria de LACNIC apoia esta abordagem primeiro pelo fato de que a natureza dos RIR e a sua missão não mudaram, que os RIR devem tomar cuidado para não tornarem mais complexa uma estrutura que não agregue maior valor à comunidade de números e, por último, levando em consideração que a avaliação da eficácia do ASO neste Relatório Final foi muito positiva.

Portanto, seja qual for a conclusão deste processo e na compreensão de que alguns ajustes serão implementados, essas mudanças deverão ser implementadas seguindo as expectativas originais da comunidade para gerenciar os números da Internet de forma eficiente e eficaz.

Finalmente, a Diretoria de LACNIC decidiu não realizar ainda uma consulta regional e esperar até que o NRO EC possa ter uma visão mais clara sobre o nível de mudanças viáveis de serem implementadas levando em consideração as considerações acima.

[1] https://www.nro.net/independent-review-of-aso-granted-to-items-international/

[2] https://www.nro.net/independent-review-of-the-icann-address-supporting-organization-aso-published/

CHK_LACNIC