Resumo diário

Fórum de Operadores de Redes da América e o Caribe.

Na manhã da quinta-feira 21 continuaram as apresentações do Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe.

Em primeiro lugar, Edilson Florentino (EAMSOFT Consultoria) realizou a apresentação intitulada "IPv4 + IPv6 = Rede Nota 10". A seguir, Jordi Palet falou sobre a detecção de falhas do IPv6. Ele disse que muitas vezes a implementação do IPv6 é feita de forma errada por não "desaprender" o IPv4 e explicou como trabalha Happy Eyeballs.

Por sua vez, Anahí Rebatta, de Telegeography, realizou uma apresentação sobre o estado atual do mercado da conectividade, capacidade e cabos na América Latina.

A manhã continuou com apresentações sobre roteamento e implementação do RPKI.

Depois do almoço continuaram as sessões do LACNOG com temas como SDN, BGP e SD-WAN.

Além disso, foi realizada a sessão de trabalho de IT-women.

 

Na quarta-feira 20 de setembro foi realizada a abertura do Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe.  Tomás Lynch, fez a abertura do LACNOG e comentou sobre como se envolver na lista e apresentar trabalhos nos eventos.

Em primeiro lugar, Fernando Gont, apresentou: "O IPv6 é um padrão da Internet!", compartilhando algumas dicas e recomendações sobre como usar e implementar o IPv6.

Jan Zorz da ISOC explicou as ferramentas para rever sites sobre DNS64/NAT64. Carlos Ortiz mostrou uma pesquisa sobre o rendimento do software v4 versus v6. Agustín Formoso apresentou um experimento de latência e um estudo de clusters do Projeto Simón (para mais informações clique aqui https://simon.lacnic.net/ ).

Fabio Pessoa falou sobre alguns desafios e soluções de IX.br 3Tbps, e Esteban Carisimo explicou algumas medições de IXP na Bolívia e no Paraguai.

Paralelamente, foi realizado o painel "Monitoramento e resolução de problemas em redes, ao alcance de todos", por conta de Massimo Candela e Michela Galante da RIPE NCC.

Durante este tutorial, aprendemos a usar as medições de RIPE Atlas para monitorar redes e resolver problemas, as chamadas API para a criação de medições, as ferramentas de interface de linha de comandos de RIPE Atlas, e a integrar a RIPE Atlas com os sistemas de monitoramento existentes.

De manhã também foi realizada a reunião de CSIRT com uma participação de mais de 32 pessoas da região, em que foram apresentados vários casos de incidentes e seus tratamentos nos diferentes países da região.

À tarde foi realizado o painel "Implementação da Internet das Coisas". O mesmo foi moderado por Daniel Fuentes de ANTEL e contou com a participação de Inés Robles (Ericcson), Marcela Orbiscay (Conicet), Julio Ciambelli (Antel) e Álvaro Retana (CISCO). Neste espaço foram explicados alguns casos de implementação da IoT.  Julio Ciambrelli de ANTEL apresentou a experiência Termotanque Inteligente que está sendo realizada no Uruguai conjuntamente com UTE. Por sua vez, Inés Robles falou sobre a medição da distância semântica entre recursos LWM2M (Measuring Semantic Distance between LWM2M Resources). Finalmente, Álvaro Retana focou a sua palestra nas motivações para implementar cidades inteligentes e conectadas, e Marcela Orbiscay apresentou o projeto Save the Peaches para prever geadas nas plantações de Durazno, departamento do Uruguai.

A seguir, foi realizada a apresentação magistral "A importância da implementação do IPv6 para a região da LAC", de Steve Crocker, presidente da Diretoria da ICANN. Crocker disse que a transição do IPv4 para o IPv6 não será uma transição no sentido usual, e que uma coexistência de ambos os protocolos está em processo e irá continuar por um longo período. O presidente da Diretoria da ICANN salientou o trabalho da comunidade nestes 15 anos que fez possível o grande sucesso de LACNIC.

Prêmio Trajetória
O proeminente engenheiro uruguaio José Clastornik recebeu este prêmio por seus contínuos esforços na promoção do desenvolvimento igualitário da Internet na região e principalmente no Uruguai, país onde ele dirige a Agência de Governo Eletrônico (AGESIC).

A partir deste escritório, promoveu políticas e coordenou esforços para integrar as Tecnologias da Informação e das Comunicações a nível da Administração Pública.

O impacto de seu trabalho e liderança atinge múltiplas esferas, tanto nacionais quanto regionais e internacionais.

Em 2017 o Júri do Prêmio Trajetória esteve integrado por: Ida Holz, Rodrigo de la Parra, Rafael Ibarra, Ben Petrazzini, Selby Wilson, Carolina Aguerre e Jesús Martínez.

O Prêmio Trajetória é feito por nomeação através de uma chamada pública e aberta, e o comitê avalia os candidatos nomeados de acordo com 5 critérios:  impacto, inovação, alcance, experiência e influência.

Por sua vez, à tarde, foi realizado o Tutorial de Peering onde participaram Nicolás Antoniello, Arturo Servín, Carlos Martínez e Guillermo Cicileo. Neste tutorial foram analisados os fundamentos, as relações de negócio e os aspectos técnicos da Troca de Tráfego, Peering e CDN.

Para encerrar o dia, Paul Twomey, boardchair de CyberGreen e Presidente e CEO da ICANN entre 2003 e 2009, realizou a apresentação "Como melhorar a saúde do ecossistema cibernético através de métricas, medições e apoio à mitigação" em que enfatizou a necessidade de melhorar a qualidade do ecossistema da Internet.

Na terça-feira 19 de setembro foi celebrada a cerimônia de abertura do LACNIC28 com uma participação de mais de 450 pessoas presenciais e 300 à distância. Nesta sessão inaugural estiveram presentes:

Rogerio Mariano, Presidente da Diretoria de LACNOG
Andrés Tolosa, Presidente de ANTEL
José Clastornik, Diretor Adjunto de AGESIC
Wardner Maia, Presidente de LACNIC
Todos eles parabenizaram o LACNIC pelo seu 15º aniversário. Wardner Maia deu as boas-vindas a todos os participantes e lembrou de que o anterior evento realizado no Uruguai foi em 2012, comemorando o décimo aniversário de LACNIC.  O presidente de LACNIC salientou que naquela época a organização apenas tinha 2800 associados e que hoje atinge quase um total de 7000.

Ele também destacou algumas das atividades da semana, como o painel dos 15 anos de LACNIC, a entrega do Prêmio Trajetória e a apresentação de Steve Croker, presidente da diretoria da ICANN e pioneiro da internet.

Salientou o trabalho que LACNIC realiza em termos de promover à mulher na vida institucional nos diferentes fóruns técnicos, comitês e palestras dos eventos. 

Também falou do trabalho que a região vem fazendo em relação ao IPv6: "Podemos dizer que fizemos um excelente trabalho, 89% dos 6900 associados têm endereços IPv6 designados por LACNIC e 37% estão sendo anunciados"

Finalmente, ele fez um reconhecimento para Oscar Messano, que este ano completa o seu trabalho como membro da Diretoria.

Depois foi realizado o painel "15 anos construindo comunidade". Moderado por Oscar Robles, o painel contou com a participação de Christine Hoepers, Mariela Rocha, Oscar Messano, Vivian Valverde, Clara Collado y Edmundo Vitale.

Christine Hoepers, primeira co-moderadora da lista seguridad@lacnic.net / co-moderadora do Primeiro Evento de Segurança para a América Latina e o Caribe e promotora da criação de LAC-CSIRT. Christine destacou a paciência e o apoio inicial de LACNIC na criação de projetos focados na segurança.  Também salientou a necessidade de formar e envolver mais pessoas na comunidade para atingir uma melhor Internet.  

Mariela Rocha, ex moderadora do FLIP6 e instrutora em IPv6/BGP no Campus LACNIC salientou que LACNIC soube apoiar personalidades técnicas que depois foram referentes regionais.

No âmbito desse painel, Oscar Messano, membro da Diretoria de LACNIC, mencionou a importância da participação das múltiplas partes interessadas.

Vivian Valverde, atual membro da Comissão Fiscal, sublinhou o papel da mulher em todo o âmbito da Internet e como hoje, desde diferentes organizações, é promovida a participação e envolvimento da mulher nos diferentes espaços. 

Assim mesmo, Clara Collado - tesoureira de LACTLD, disse que "LACNIC sempre trabalhou fiel a sua missão e visão; trabalhar com a comunidade para a comunidade".  Por último, Edmundo Vitale, Fundador e Coordenador da Escola de Redes da América Latina e o Caribe WALC, quis reconhecer todos os pioneiros da Internet desde os anos 90.

Às 11.00h da manhã foi realizado o painel "O futuro da Internet: Fosso Digital" em  comemoração  aos 25 anos da Internet Society no âmbito da Intercommunity 2017. Sebastián Bellagamba apresentou o relatório da Internet Society que enfatiza a necessidade de trabalhar mais para preparar a Internet para o futuro https://future.internetsociety.org/

Os painelistas foram Maria Julia Morales, Mauro D. Ríos, Sebastián Bellagamba, Laura Kaplan e Lito Ibarra. Com a moderação de Beatriz Rodríguez.

Tradicionalmente, o "fosso digital" foi definido como a divisão entre aqueles que têm acesso à Internet e aqueles que não têm.  A conectividade a Internet está crescendo no mundo todo e muitos participantes exprimiram esperança em quanto a que seja uma força empoderadora e igualitária entre os grupos sociais e os países.

Estes palestrantes destacaram várias questões para evitar o fosso digital como a colaboração entre organizações para promover projetos inovadores, a educação e melhorias de infraestruturas, entre outros. 

No final do painel houve um brinde pelo 25° aniversário da Internet Society.

Para finalizar a manhã, Carlos Martínez, Gerente de Tecnologia de LACNIC, falou sobre a unificação dos fóruns técnicos (FLIP6, Interconexão e LACSEC) em um único fórum que será o Fórum Técnico de LACNIC.  Foi anunciado que, por enquanto, as listas existentes para os grupos serão mantidas.

Fórum Público de Políticas
Às 14.00 h começou o Fórum Público de Políticas, espaço de debate em que foram apresentadas, discutidas e aprovadas propostas sobre as regras ou políticas a serem aplicadas na região da América Latina e o Caribe em relação à administração dos recursos da Internet.

Paola Perez

Foram apresentadas as seguintes cinco propostas:

-LAC-2017-2 v3: Transferências inter-regionais unidirecionais para LACNIC, apresentada por Edmundo Cazarez. Esta proposta não atingiu consenso, portanto voltou à lista de discussão.

-LAC-2017-8 v2: Modificar a primeira alocação IPv6 para o usuário final, apresentada por Ricardo Patara. Esta proposta atingiu consenso, por tanto será aberto um período de 45 dias para a apresentação de comentários, para depois ser ratificada pela Diretoria de LACNIC.

- LAC-2017-7 v2: Redução do Período de "Últimos Comentários" do Processo de Desenvolvimento de Políticas de LACNIC, apresentada por Edmundo Cazarez.  Esta proposta atingiu consenso, por tanto será aberto um período de 45 dias para a apresentação de comentários, para depois ser ratificada pela Diretoria de LACNIC.

- LAC-2017-9 v1: Ajuste de "Alocação subsequente" para o IPv6, apresentada por Jordi Palet. Esta proposta atingiu consenso, por tanto será aberto um período de 45 dias para a apresentação de comentários, para depois ser ratificada pela Diretoria de LACNIC.

- LAC-2017-6 v2: Modificação do processo de Recuperação de Recursos, apresentada por Edmundo Cazarez. Esta proposta atingiu consenso, por tanto será aberto um período de 45 dias para a apresentação de comentários, para depois ser ratificada pela Diretoria de LACNIC.

Se quiser mais informações sobre as propostas, clique aqui: https://politicas.lacnic.net/politicas/list

Para cadastrar-se na lista de políticas: https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Na segunda-feira 18 de setembro, com mais de 380 participantes, deu início o evento no Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel em que foram desenvolvidos, em paralelo, cinco tutoriais e o Colóquio Técnico do Fórum Global de Resposta a Incidentes e Equipes de Segurança.

Sessão para novos participantes
A manhã começou com a sessão para novos participantes na qual participaram 120 pessoas. Oscar Robles, CEO de LACNIC, deu as boas-vindas e fez uma revisão das atividades da semana.

Tutorial IPv6 avançado
Instrutores: Alejandro Acosta, Jordi Palet, Ariel Weher, Felipe Rivera, Matías Sentanaro, Gonzalo Escuder Bell, Eduardo Barasal Morales

Este tutorial foi destinado àqueles participantes com experiência prévia no protocolo IPv6 que queriam aprofundar seus conhecimentos na operação do mesmo. Os conteúdos incluíram assuntos como as vantagens do IPv6, comparação de mecanismos de transição, IPv6 com PPPoE, dupla pilha nas redes celulares, entre outros.

TUTORIAL: Administração de Recursos/Mi LACNIC
Instrutores: Rodrigo Zambrana, Sergio Rojas, José Varela.

Este tutorial aprofundou no uso e nas funções de MI LACNIC, o novo sistema para a administração dos recursos, que LACNIC lançou no início deste ano.  Está pensado para representantes de organizações que já são membros associados e são possuidores de recursos IPv4 e/ou IPv6 designados diretamente por LACNIC.

Tutorial "Mudar as regras da Internet é simples"
Instrutor: Sergio Rojas, LACNIC

Neste tutorial foi explicado como proceder para modificar tanto algum dos requisitos exigidos para solicitar endereços IP quanto o resto das políticas de administração de recursos de numeração da Internet.

Se você quiser manter-se informado, subscreva-se à lista de discussão de políticas clicando aqui: https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Tutorial BGP e RPKI
Instrutores: Mariela Rocha,Gerardo Rada, Guillermo Cicileo

Este tutorial foi dividido em duas partes. Durante a primeira sessão foram apresentados os conceitos fundamentais do protocolo BGP bem como as recomendações e melhores práticas atuais tanto em ambientes de carrier/ISP quanto em organizações usuários finais.

Na segunda parte foram introduzidas algumas das tendências de segurança no roteamento, em particular a validação de origem usando certificação de recursos.

Intercâmbio de Liderança Colaborativa sobre Infraestrutura para o Desenvolvimento
Instrutor: Michael Fox

Este tutorial foi realizado a fim de incentivar o modelo multistakeholder na Governança da Internet, promovendo as discussões interativas e a colaboração equitativa de todas as partes interessadas no ecossistema da Internet.

O dia encerrou com um coquetel de boas-vindas no Cabildo de Montevidéu em que todos os participantes foram convidados a partilhar um momento agradável com seus colegas da América Latina e o Caribe.

Convidamos vocês a acompanhar-nos amanhã na cerimônia de abertura às 08.30 h da manha (hora local do Uruguai) e também visitar o estande de LACNIC onde durante a semana toda serão fornecidas informações sobre os serviços e atividades de LACNIC.

CHK_LACNIC