Lançamento mundial do IPv6

06 de Junho de 2012

Um dia chave para o futuro da Internet

Hoje, mais de 2.000 organizações e empresas do mundo tornarão disponíveis seus conteúdos e serviços em IPv6, a nova plataforma tecnológica da Internet.

Mais de 2.000 das principais organizações e companhias da Internet do mundo uniram-se para começar a usar, a partir de hoje 6 de junho, o novo protocolo da Internet, o IPv6, no maior esforço global para a implementação da nova tecnologia da rede. Desde este dia, milhares de sites vão oferecer seu conteúdo e poderão ser acessados através do protocolo IPv6.

Desde 2004, o LACNIC tem promovido na América Latina e o Caribe, várias iniciativas para a implementação efetiva do IPv6, organizando dezenas de reuniões, conferências e treinamentos que têm permitido capacitar mais de 5000 técnicos da indústria da Internet da nossa região.

Com base nisso, é que o lançamento mundial do IPv6 representa um fato chave na implementação global do IPv6 como o sucessor do atual protocolo da Internet, o IPv4, e é fundamental para o crescimento contínuo da Internet como uma plataforma para a inovação e o desenvolvimento econômico.

A iniciativa promovida pela Internet Society, chamada de World IPv6 Launch, envolve os principais provedores de serviços da Internet, os fabricantes de equipamentos de redes domésticas e as empresas da Internet do mundo todo (http://www.worldipv6launch.org/). O World IPv6 Launch procura motivar toda a indústria da Internet para que ofereça seus serviços em IPv6 e assim garantir o futuro da rede quando os endereços IPv4 se esgotarem de forma definitiva.

Desde hoje, gigantes da rede, como Facebook, Google, Yahoo!, Bing, Cisco, Akamai (fornece uma quarta parte de todo o tráfego mundial da Internet), Comcast, Time Warner Cable e AT&T, entre outras grandes companhias, vão oferecer seus conteúdos de forma definitiva em IPv6. A grande maioria dos usuários poderão acessar os serviços como habitualmente, mas em casos excepcionais, uma má configuração ou equipamentos de rede com problemas, poderão afetar o acesso a websites.

Em conformidade com o compromisso e o envolvimento com a implementação do IPv6 na América Latina e o Caribe, e no marco do lançamento mundial do IPv6, o LACNIC organiza na Casa da Internet da América Latina e o Caribe, uma série de atividades destinadas à comunidade de nossa região (http://lacnic.net/sp/eventos/ipv6launch/) para fortalecer a adoção do novo protocolo da Internet na região. Serão proporcionados detalhes e avanços nos países da região que irão implementar a nova tecnologia.

Por que IPv6?

O desenvolvimento explosivo da Internet tem gerado uma grande procura dos blocos disponíveis de endereços IP –um número único designado a um dispositivo informático conectado a uma rede- o que levou a criar um novo protocolo para permitir a expansão da rede de redes. O sistema mais usado até hoje, o IPv4, tem um número finito de endereços IP, com mais de 4 bilhões de combinações possíveis, as quais hoje tem se esgotado. Para substitui-lo foi ideado o IPv6, um protocolo bem mais grande e avançado, com maiores possibilidades.

IPv6 é a nova geração do protocolo da Internet e é fundamental para que a Internet continue crescendo nas próximas décadas. Em resposta às necessidades da comunidade da América Latina e o Caribe, o LACNIC tem trabalhado desde sua criação aportando informação, capacitando especialistas, bem como promovendo ações para que sejam tomadas as medidas necessárias a nível público e privado para atingir uma efetiva adoção do protocolo IPv6.

Acerca da Casa da Internet da América Latina e o Caribe

A Casa da Internet da América Latina e o Caribe (Casa de internet) é o principal centro de organizações da Internet da região criado para facilitar sinergias, apoiar o desenvolvimento e oferecer maiores e melhores serviços para nossa comunidade envolvendo um número cada vez maior de atores. Reúne as seis principais organizações da Internet da América Latina e o Caribe.

Acerca do LACNIC

LACNIC é a organização que administra os endereços da Internet para a América Latina e o Caribe, com base nas políticas definidas pela comunidade através de processos participativos e totalmente abertos que possibilitam a incidência de todos os atores. Facilitar esses meios de participação é um dos aspectos centrais do trabalho do LACNIC e é o que tem tornado esse sistema de auto-regulação em uma experiência bem sucedida.

CHK_LACNIC