Chamada FRIDA 2013

Fundos para financiar projetos em tecnologias da informação

Cinco iniciativas serão distinguidas na América Latina e o Caribe por sua contribuição ao desenvolvimento da Internet na região

Montevidéu, 19 de fevereiro.- O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA) anunciou hoje na Casa da Internet da América Latina e o Caribe sua primeira chamada de 2013 para financiar projetos sobre a Sociedade da Informação na região.

A primeira, chamada "Prêmios+", vai reconhecer as melhores cinco propostas na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase na inclusão social. e o desenvolvimento econômico, social e cultural da região. Adicionalmente, esta primeira chamada inclui fundos não reembolsáveis para aprofundar ou replicar o projeto ou a iniciativa apresentada por parte das organizações candidatas.

A chamada vai estar aberta até o dia 31 de maio e vai reconhecer aquelas propostas que tenham realizado contribuições relevantes na área das TIC em questões de desenvolvimento econômico, social e cultural (veja programafrida.net/awards).

A iniciativa a ser apresentada deve ter resultados concretos e tangíveis no momento de fazer efetiva a sua candidatura, afirmou Lara Robledo, responsável pela cooperação institucional do LACNIC.

Robledo salientou que pela primeira vez nesta edição 2013, a chamada inclui fundos adicionais para propostas de escalamento de atividades relacionadas com o projeto que está sendo desenvolvido pelas organizações candidatas, a geração de novas atividades ou a replicação do projeto em outros contextos das sub-regiões.

As  áreas temáticas em que os projetos poderão ser candidatos à chamada "Prêmios+" são:  Acesso, Liberdades, Desenvolvimento e Inovação, baseadas todas no eixo da Governança da Internet. Além disso, será entregue um prêmio ao projeto mais votado e criativo.

Sobre FRIDA

FRIDA é uma iniciativa do LACNIC dedicada a contribuir ao desenvolvimento da sociedade da Informação através do financiamento de projetos de pesquisa e do reconhecimento, premiação e escalamento de iniciativas inovadoras no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

FRIDA faz parte da Seed Alliance, uma iniciativa conjunta levada adiante com os programas irmãos de FIRE (AFRINIC) e ISIF (APNIC), e recebe apoio financeiro do International Development Research Centre (IDRC do Canadá), da Internet Society, da Agência Sueca de Cooperação Internacional (SIDA) e das contribuições dos três Registros Regionais da Internet aos que pertencem os programas.

Mais de 50 organizações de 15 países já têm recebido apoio e subsídios do programa FRIDA para projetos de pesquisa por mais de um milhão e meio de dólares.

CHK_LACNIC