LANCAMENTO DO PROGRAMA DE FORMACÃO

"AYITIC – INTERNET PARA O DESENVOLVIMENTO", QUE IRÁ BENEFICIAR MAIS DE 100 PROFISSIONAIS DE 12 A 16 DE AGOSTO DE 2013

Puerto Príncipe, 12 de agosto de 2013 – O LACNIC, uma organização não governamental de e para a região da América Latina e o Caribe, junto com o apoio da Organização Internacional da Francofonia e de seus associados, a Internet Society, Google, ICANN, NSRC, Transversal, Haïti Data Networks e Haïti Tec, lançaram hoje o programa « Ayitic - Internet para o desenvolvimento » contando com a presença de Jean Marie Guillaume, Diretor Geral do Conselho Nacional das Comunicações; Jean Marie Altema, Coordenador da Unidade de Governança Eletrônica do Haiti; Harry Lindor, Conselheiro Técnico do Ministério de Obras Públicas, Transporte e Comunicações; Hérissé Guirand, membro do Conselho da Faculdade de Ciências da Universidade do Estado do Haiti, Raúl Echeberría, Diretor Executivo do LACNIC, sob a moderação de Reynold Guerrier, Presidente da Associação Haitiana para as Tecnologias da Informação e da Comunicação (AHTIC). Projetada para uma centena de participantes, esta sessão de formação de formadores foi criada especificamente para o Haiti e orientada de acordo com suas necessidades específicas. A mesma pretende potencializar as capacidades técnicas dos profissionais da área das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

"Após a reunião do LACNIC no Caribe 4 acontecida em Puerto Príncipe no ano passado, identificamos a necessidade de trabalhar no Haiti propondo formatos e atividades desenvolvidas e focadas para responder às necessidades locais" explica Rául Echeberría, Diretor Executivo do LACNIC.

O programa « Ayitic - Internet para o desenvolvimento » começa neste ano e será uma operação recorrente. Esta primeira sessão de formação está alinhada com o plano de ação para a recuperação e desenvolvimento do Haiti (PDNA), já que o governo haitiano tem marcado de um lado, a reconstrução dos recursos humanos especializados, e do outro, o desenvolvimento de técnicas de informação e comunicação modernas e eficazes nos serviços públicos (desenvolvimento da Internet, das redes digitais e desenvolvimento móvel para a comunicação entre o Estado e a cidadania), como um dos eixos prioritários para o desenvolvimento do país.

A seleção dos participantes para essa oficina gratuita foi realizada por um comitê de especialistas nacionais e internacionais.

O projeto procura especificamente gerar capacidades, aumentar as redes de conhecimento e consolidar os espaços de tomada de decisões orientados principalmente para a telefonia, os aspectos práticos das redes (redes sem fio, administração de redes), a segurança e o desenvolvimento do novo protocolo da Internet IPv6. Da mesma forma, deve contribuir para melhorar a gestão dos projetos TIC de organizações locais, em prol do desenvolvimento tecnológico.

Os conteúdos das oficinas foram desenvolvidos com base nos resultados de um estudo público realizado a mais de 120 profissionais e estudantes com o objetivo de conhecer os aspectos que despertam mais interesse na comunidade.

A oficina vai acontecer nos renovados locais de Canado Technique, em Pacot, de 12 a 16 de agosto de 2013.

AYITIC define três objetivos

  1. Desenvolver um programa estruturado de formação e fortalecimento;

  2. Gerar um modelo de apoio institucional, garantir a continuidade e durabilidade do projeto;

  3. Gerar instrumentos que permitam avaliar seu impacto a médio e longo prazo.

Acerca do LACNIC

o LACNIC é o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe. É uma organização não governamental internacional responsável pela designação e gestão dos recursos da Internet IPv4, IPv6, dos Números Autônomos e Resolução Inversa, entre outros recursos, para a região da América Latina e o Caribe. O LACNIC é um dos cinco registros da Internet regionais do mundo. A organização contribui para o desenvolvimento da Internet na região através de uma política de cooperação ativa e da promoção e defesa dos interesses da comunidade regional. Ajuda a criar as condições para que a Internet seja um instrumento eficaz para a inclusão social e o desenvolvimento econômico em prol de todos os países da América Latina e o Caribe bem como de seus cidadãos.

Contato para a imprensa

Alexandra Dans

Coordenadora Comunicações

LACNIC

+598 95 831 442

Acesse também

Ayitic

LACNIC

 

 

CHK_LACNIC