LACNIC e a OEA capacitam as instituições públicas da Costa Rica

O Network Information Center (NIC), o Órgão de Pesquisa Judiciária da Costa Rica (OIJ) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica organizaram, de 30 de setembro a 4 de outubro, a oficina "Segurança Cibernética: hacker ético, DNS-SEC, e IPv6" dirigida as instituições públicas.

Esta atividade é realizada no marco do acordo de cooperação assinado entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) que visa fortalecer as iniciativas de ambas as organizações no desenvolvimento de segurança cibernética na região.

Assim mesmo, destacam alguns especialistas na área de segurança de redes, Internet e "hacker ético" como Belisario Contreras e Diego Subero, Representantes da Secretaria do Comitê Interamericano contra o Terrorismo da Organização dos Estados Americanos (OEA), Juan Alejo Peirano, Representante do Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) e o Engenheiro Marcelo Rodríguez, Professor Pesquisador da Faculdade de Engenharia da UDELAR e Instrutor das oficinas do projeto Amparo do LACNIC.

Na oficina participaram membros do Centro de Resposta de Incidentes de Segurança Informática (CSIRT), da Costa Rica, tais como a Caixa Costarriquense do Seguro Social, o Instituto Costarriquense de Eletricidade e o Banco Nacional, além do Órgão de Pesquisa Judiciaria e o Ministério de Ciência e Tecnologia.

Rosalía Morales, diretora executiva do (NIC) da Costa Rica disse que o treinamento vai permitir principalmente uma melhor preparação na tecnologia de segurança na Internet DNSSEC.

"Como a infraestrutura DNS é considerada crítica é necessário mantê-la estável e segura para o correto funcionamento da Internet. Esse é o papel fundamental do DNSSEC e a importância de sua implementação na região", disse Peirano.

CHK_LACNIC