Declaração de Montevidéu sobre o futuro da cooperação na Internet

Uruguai, 7 de outubro de 2013

Os líderes de organizações responsáveis pela coordenação da infraestrutura técnica da Internet a nível global se reuniram em Montevidéu, Uruguai, a fim de examinar os fatos que atualmente afetam o futuro da Internet.

A Internet e a Web têm produzido enormes benefícios em termos de desenvolvimento social e econômico mundial. Ambas foram construídas e se administram em função do interesse público, por meio de mecanismos únicos de cooperação global multipartite (multistakeholder), uma característica intrínseca do seu sucesso. Os líderes discutiram sobre a necessidade evidente de fortalecer e avançar estes mecanismos de forma verdadeiramente substancial para ser capaz de lidar com os problemas emergentes enfrentados pelos diferentes atores na Internet.

Neste sentido:

  • Reiteraram a importância de uma operação coerente da Internet a nível global e alertaram sobre uma possível fragmentação da Internet a nível nacional. Expressaram sua profunda preocupação pelo enfraquecimento da confiança dos usuários da Internet a nível global devido às recentes revelações sobre o monitoramento e a vigilância generalizados.

  • Identificaram a necessidade de realizar um esforço contínuo para abordar os desafios que apresenta a Governança da Internet e acordaram catalisar os esforços da comunidade para a evolução de uma cooperação global multipartite na Internet.

  • Convocaram com o fim de acelerar a globalização de ICANN e das funções de IANA, para um ambiente no qual todos os atores, incluindo todos os governos, participem em pé de igualdade.

  • Também convocaram para que a transição para o IPv6 continue a ser uma prioridade global. Em particular, os provedores de conteúdo da Internet devem entregar conteúdo por meio de serviços tanto em IPv4 quanto em IPv6 de modo que eles sejam totalmente viáveis na Internet global.

Adiel A. Akplogan, CEO African Network Information Center (AFRINIC)

John Curran, CEO American Registry for Internet Numbers (ARIN)

Paul Wilson, Diretor Geral Asia-Pacific Network Information Centre (APNIC)

Russ Housley, Chair Internet Architecture Board (IAB)

Fadi Chehadé, Presidente e CEO Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN)

Jari Arkko, Chair Internet Engineering Task Force (IETF)

Lynn St. Amour, Presidente e CEO Internet Society (ISOC)

Raúl Echeberría, CEO Latin America and Caribbean Internet Addresses Registry (LACNIC)

Axel Pawlik, Diretor Réseaux IP Européens Network Coordination Centre (RIPE NCC)

Jeff Jaffe, CEO World Wide Web Consortium (W3C)

 

CHK_LACNIC