LACNIC anuncia a saída da instituicão de seu CEO e fundador, Raúl Echeberría

Montevidéu, 21 de abril de 2014. O Presidente da Diretoria de LACNIC, Oscar Messano anunciou hoje que o CEO da Instituição, Raúl Echeberría, vai deixar vago seu cargo em LACNIC no próximo dia 30 de junho.

Raúl Echeberría foi um dos fundadores de LACNIC. Fez parte do grupo inicial que começou a trabalhar na criação de LACNIC em 1998, e juntou-se formalmente à Diretoria interina de LACNIC em julho de 2000, sendo o presidente até novembro de 2002. Depois de a instituição ter sido reconhecida formalmente como Registro Regional da Internet (RIR), Echeberría foi nomeado como Diretor Executivo e CEO da mesma.

Nos últimos anos, sob a liderança de Echeberría, LACNIC alcançou um crescimento institucional muito importante e desenvolveu a sua influência através de uma voz da América Latina e o Caribe no concerto da Sociedade da Informação.

Durante todos esses anos, LACNIC tem sido perseverante na defesa de um modelo de governança aberto, participativo e transparente, e na defesa dos valores chave da Internet, com uma visão da Internet como plataforma para o desenvolvimento econômico, social e humano e um catalisador no exercício dos direitos humanos.

"Nesses quase 12 anos de atuação como CEO, Raúl liderou a construção e crescimento de LACNIC que passou de ser uma organização com 100 membros e um orçamento de US$ 150.000, a ser um referente regional e global com mais de 3500 membros e um orçamento de cerca de US$ 6 milhões. Raúl tem levado nossa organização a níveis de sucesso e reconhecimento inimagináveis", declarou Oscar Messano, Presidente da Diretoria de LACNIC.

Desde sua posição, Raúl Echeberría tem se projetado para posições internacionais como o Grupo de Trabalho da Governanca da Internet (WGIG), o grupo assessor do Fórum de Governança da Internet (IGF-mag), a Diretoria da Internet Society e o Comitê Executivo de Netmundial entre outros, levando LACNIC a um lugar privilegiado na comunidade global de Internet.

 "Este ciclo foi encerrado. Não tenho palavras de agradecimento para a Diretoria de LACNIC pela confiança depositada em meu desempenho como CEO da organização todos esses anos. Temos construído uma excelente equipe humana em LACNIC. Sem a dedicação e o compromisso dessa equipe e o apoio permanente da Diretoria, não houvesse sido possível atingir o sucesso alcançado. Agora é hora de desenvolver novos líderes em LACNIC e pessoalmente, de empreender novos desafios", afirmou Raúl.

Echeberría vai continuar em seu cargo até 30 de junho de 2014. A partir desse momento Ernesto Majó, Ernesto@lacnic.net estará a cargo da Direção até que o novo ou nova CEO ocupe seu cargo. Em breve será publicada uma chamada para esses fins.

"Desejamos-lhe o maior sucesso no futuro. Eu tenho certeza que Raúl vai começar novos empreendimentos com a mesma paixão e dedicação com que tem liderado LACNIC", acrescentou Messano.

Na quinta-feira 8 de maio, em Cancun, durante a reunião LACNIC 21, vai ser realizada uma reunião oficial de despedida ao CEO cessante. LACNIC convida a comunidade toda a participar dessa merecida homenagem.

CHK_LACNIC