Acordo para fortalecer a América Central

Com o objetivo de reforçar e apoiar a região da América Central, na terça-feira 28 de outubro em LACNIC22, o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) e a Comissão Técnica Regional das Telecomunicações da América Central (COMTELCA) vão assinar um acordo de cooperação para desenvolver ações conjuntas de pesquisa e serviços.

Este acordo procura desenvolver capacidades em educação digital para o uso de tecnologias da informação, a implementação do IPv6, a promoção de Pontos de Troca da Internet IXP e uma maior participação da região em questões de Governança da Internet.

O acordo será assinado por Ernesto Majó, Diretor Executivo de LACNIC, e Oscar Estrada, Secretário Executivo da COMTELCA como parte da celebração de LACNIC22, evento que reúne mais de 400 especialistas e profissionais de organizações, empresas, governos e universidades da América Latina e o Caribe.

"Este acordo permite estabelecer laços mais fortes com a área da América Central em questões relevantes tanto para LACNIC quanto para COMTELCA. Temos o compromisso de impulsionar uma maior implementação do IPv6 na região, apoiar uma maior participação em questões de governança e para isso, precisamos do apoio coletivo de Organizações Regionais como é COMTELCA", afirmou Ernesto Majó.

Criada em 1966, a Comissão Técnica Regional das Telecomunicações da América Central (COMTELCA) é uma organização técnica que une, divulga e ajuda os Estados-Membro em questões de telecomunicações em sete países da América Central e o Caribe (Guatemala, El salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e República Dominicana).

LACNIC é a organização responsável pela designação e administração dos Endereços IP e Recursos Relacionados (Números Autônomos e Resolução Reversa) para a região da América Latina e o Caribe, sendo um dos cinco Registros Regionais no mundo.

CHK_LACNIC