Novos especialistas em segurança informática para a região

Mais de 48 responsáveis de empresas privadas e órgãos públicos da América Central receberam capacitação de LACNIC para  a gestão de incidentes e tratamento de informação sensível

Cerca de cinquenta profissionais informáticos de órgãos de governos, empresas e universidades de países da América Central reuniram-se em Tegucigalpa (Honduras) para receber capacitação e analisar os principais problemas de segurança informática nos países da região.

Este novo grupo de especialistas se junta aos profissionais já capacitados pelo projeto AMPARO, uma iniciativa do Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC).

Do seminário "Oficina de formação em Segurança Informática", organizado por LACNIC com o apoio do host local Hondutel, participaram profissionais do setor público e privado da Honduras, El Salvador, Costa Rica e Nicarágua.

Durante o encontro, os participantes receberam informações e treinamento por parte dos instrutores especializados para a Criação de Centros de Resposta para Incidentes de Segurança Informática nacionais, o tratamento de informação sensível na Internet e a gestão de incidentes (Phishing).

Carlos Martínez, gerente da área técnica de LACNIC, valorizou a resposta dos participantes e salientou que o seminário "procurou criar capacidades para dar resposta a incidentes informáticos" nas áreas de influência da Honduras, El Salvador, Costa Rica e Nicarágua. Por exemplo, destacou que no caso dos participantes pelo NIC.cr (Costa Rica) propuseram criar um CSIRT nesse país.

Essas oficinas ajudam a coordenar esforços regionais para enfrentar os crescentes desafios à segurança que supõe o notável aumento das transações sociais e econômicas na Internet.  Os participantes adquirem conhecimentos sobre metodologias para limitar o impacto das ações cometidas por criminosos e terroristas contra organizações e instituições da região.

O projeto AMPARO promove a criação no continente todo de Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT por sua sigla em inglês). Para isso tem desenvolvido conteúdos originais para o treinamento de especialistas em segurança informática na América Latina e o Caribe. Além disso, AMPARO procura a participação da comunidade na troca de experiências e conhecimentos e o desenvolvimento de conteúdos técnicos em questões relevantes dentro da área da segurança informática.

Para mais informações sobre o encontro e futuras oficinas, acesse o site da AMPARO na Internet (http://www.proyectoamparo.net/)

CHK_LACNIC