Prêmio Trajetória 2011

A eleição da personalidade da região que irá receber o Prêmio Trajetória do LACNIC a cada ano, é um grande desafio para o júri. O número de candidaturas recebidas tanto neste ano quanto nos anos anteriores, implica ter que decidir entre candidatos excelentes que têm realizado contribuições relevantes ao desenvolvimento da Internet ao longo do continente. No entanto isso, nesta oportunidade o júri chegou a uma decisão rapidamente devido à natureza e qualidade do vencedor. Como resultado da análise das candidaturas recebidas, o júri tem decidido por unanimidade outorgar o prêmio Trajetória 2011 a Florencio Utreras do Chile.

 

FLORENCIO UTRERAS (Chile)

Florencio Ignacio Utreras Díaz desde 2004 é Diretor Executivo de CLARA, a Cooperação Latino-americana de Redes Avançada. Florencio é Engenheiro Matemático pela Universidade do Chile (1975) obtendo o grau de Doutor em Engenharia da Universidade de Grenoble, na França, em 1979.

Desde a sua graduação, Florencio tem desenvolvido uma atividade destacada em seu país e na região, começando como docente para depois se focar no que seria sua atividade essencial, a formação das redes informáticas ao serviço do desenvolvimento de conhecimento acadêmico e pesquisa.

Foi professor de Matemáticas aplicadas na Universidade do Chile em Santiago e professor visitante de Universidades e centros de pesquisa da Europa: Université Joseph Fourier, na França; Universitá di Firenze, na Itália; e Miami, UCLA, nos Estados Unidos.

Florencio tem estado envolvido em Redes de pesquisa desde 1987 e tem recebido vários prêmios por sua contribuição na difusão da tecnologia da Internet e redes de pesquisa. Teve um papel muito importante na conexão do Chile às redes informáticas mundiais quando em 1987 liderou o trabalho de incorporação a Bitnet e em 1992 coordenou o Projeto FONDEF para o fortalecimento da Rede Universitária Nacional, que permitiu criar um backbone de 64 Kbps para os membros de REUNA. Em 1997 promoveu uma aliança estratégica entre REUNA e CTC Mundo (atualmente Telefónica) que permitiu a criação de REUNA 2, uma rede de banda larga desde Arica até Osorno, considerada na época como a maior da América Latina.

Em 1992 contribuiu para a criação de REUNA (a primeira rede acadêmica da América Latina e o Caribe), fez parte da primeira comissão diretiva de CLARA e mais tarde concorreu para o cargo de Diretor Executivo que assume em 2004, realizando um trabalho inestimável para a conexão de todas as redes acadêmicas da América Latina e o Caribe.

Nos cargos e funções que tem exercido em organismos e organizações que promovem o desenvolvimento da Internet, salienta-se a sua participação na organização dos seminários internacionais INET 96 e INET 97, realizados em Montreal, Canadá e Kuala Lumpur, Malásia, respectivamente. Assim mesmo foi presidente do Comitê Organizador Nacional do Encontro Mundial da ICANN, realizado em Santiago do Chile em agosto de 1999, oportunidade em que a comunidade regional apresentara a solicitação para criar o novo Registro Regional da Internet, o LACNIC.

CHK_LACNIC