Prêmio Trajetória 2014

Ermanno Pietrosemoli

O engenheiro italiano Ermanno Pietrosemoli recebeu hoje o premio Trajetória 2014 durante o evento LACNIC21 "Construindo o futuro da Internet: segurança, transparência e participação", que está sendo realizado em Cancun (México).

Desde 2009, LACNIC distingue àquelas pessoas que tem realizado contribuições sustentáveis ao longo do tempo para o desenvolvimento da Internet e da Sociedade da Informação na região da América Latina e o Caribe.

Esse prêmio é promovido com o objetivo de fomentar e articular esforços colaborativos na região e reconhecer àquelas pessoas que têm alcançado conquistas significativas para a comunidade da Internet.

O júri do Prêmio Trajetória elegeu Pietrosemoli, presidente da Fundação Escola Latino-americana de Redes (EsLaRed), como vencedor da edição 2014 por sua contribuição ao desenvolvimento  da Internet na região. 

Ermanno tem sido um dos participantes mais ativos na construção da comunidade latino-americana da Internet, devido ao imenso trabalho desenvolvido em parceria com as Oficinas WALC que em mais de 20 anos têm permitido treinar milhares de especialistas em toda a região da América Latina e o Caribe.

Assim mesmo, Ermanno tem ministrado cursos na área das Telecomunicações e Redes na Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, EUA, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, México, Peru, República  Dominicana, Trinidad y Uruguai.

Ao mesmo tempo, Pietrosemoli teve uma atuação de destaque na pesquisa de redes sem fio, possuindo o recorde de distância para transmissão de dados e com publicações como "Redes sem fio para o desenvolvimento na América Latina e o Caribe", produzida juntamente com Liliana Chamorro em 2008.

Pietrosemoli realizou instalações de redes sem fio de alta velocidade na Argentina, Equador, EUA, Espanha, Itália, Malavi, Nicarágua, Peru, Trinidad y Venezuela. Foi assessor da presidência de CVG Telecom de abril 2005 a abril 2006 e coordenador acadêmico do projeto TRICALCAR (Tecelagem Redes sem Fio Comunitárias na América Latina e o Caribe).

Em novembro de 2008, Ermanno recebeu da Internet Society (ISOC) o Jonathan B.
Postel Award outorgado à Fundação EsLaRed por suas contribuições à formação de recursos humanos e ao desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

CHK_LACNIC