Prêmio Trajetória 2015

Raúl Echeberría

No marco do Fórum da Governança da Internet Regional (LACIGF) que está acontecendo no México, a notável científica Ida Holz entregou ontem o Prêmio Trajetória 2015 de LACNIC para Raúl Echeberría por sua contribuição ao desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

O Prêmio Trajetória foi instituído pela Diretoria de LACNIC para distinguir às pessoas que dedicaram seus esforços por longo tempo ao desenvolvimento da Sociedade da Informação na região, e cujo trabalho tenha-se tornado um exemplo para o resto da comunidade por seu excelente desempenho. Desde sua criação em 2009, foram reconhecidas quinze personalidades.

O júri do Prêmio Trajetória 2015 esteve integrado por Ben Petrazzini, Carolina Aguerre, Elgeline Martis, Ida Holz, Jesús Martínez, Rafael Ibarra, Rodrigo de la Parra e Selby Wilson. Após cuidadoso e extenso processo, o júri escolheu Raul Echeberría como vencedor da edição 2015.

Echeberría tem desempenhado um papel ativo no desenvolvimento da comunidade da Internet da América Latina e o Caribe, principalmente desde sua posição como Diretor Executivo de LACNIC (2002 – 2014), mas também em espaços pioneiros de coordenação regional e capacitação, como a ENRED e WALC. Ele também teve uma atuação de destaque a nível global, tendo sido membro da Diretoria da Internet Society e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo de Presidente da mesma.

Na área da Governança da Internet, Raúl foi um dos membros da comunidade mais ativos, tendo participado do grupo de Trabalho sobre a Governança da Internet (WGIG) criado pelo Secretário Geral das Nações Unidas, onde desempenhou um papel relevante nas negociações para a consecução do acordo da Cúpula da Tunísia (2005). Assim mesmo, foi integrante do Multistakholder Advisory Group (MAG) do Fórum de Governança da Internet por sete anos.

Nos últimos anos defendeu o modelo Multistakeholder e promoveu a inclusão dos Direitos Humanos nos debates da Internet.

Também impulsionou a criação da Casa da Internet da América Latina e o Caribe, um espaço de interação entre organizações da Internet da região criado para facilitar sinergias, apoiar o desenvolvimento e oferecer melhores serviços à comunidade da Internet, que hoje está formada por oito organizações regionais.

Trata-se de um profissional que colaborou para o crescimento da capacidade de influência da região na comunidade internacional da Internet. Ele sempre foi um defensor dos valores com base nos que foi construída a Internet: colaboração, abertura, transparência, participação.

CHK_LACNIC