WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

DNS (FAQ)

Por que preciso registrar servidores DNS para os blocos designados a minha organização?

A delegação DNS para os blocos IP tem por objetivo permitir a resolução inversa, isto é, obter o nome associado a um endereço IP utilizado por algum computador.

Como registrar ou mudar os servidores DNS para resolução inversa de um bloco IP?

Além de gerenciar os recursos de numeração da Internet para a região da América Latina e o Caribe, LACNIC também é responsável pela delegação da resolução inversa em nível global. Para delegar a resolução inversa do bloco, acesse milacnic.lacnic.net e autentique-se usando o userID do contato administrativo correspondente a sua Organização. Uma vez acessada a página, deverá ir até a seção "IP/ASN" localizada na seção esquerda do menu e identificar o bloco IPv4 ou IPv6 que você deseja delegar. Leve em conta que deverá selecionar o bloco “pai” designado a você do qual o bloco que você quer delegar é separado. Se quiser delegar todo o bloco, neste caso o 201.219.252/22, clique no botão "Delegar (rDNS)”. Lá poderá ver os intervalos que você pode delegar. Na tela seguinte, você deverá indicar especificamente o intervalo que deseja delegar e inserir seus servidores encarregados da resolução deste bloco. Leve em conta que cada classe C que compõe este bloco /22, ou seja, os 4 blocos /24 neste caso, deverão ser configurados corretamente no seu servidor.

Se você quiser delegar um bloco de tamanho menor, por exemplo, o primeiro /24 que corresponde a este /22, deverá executar o mesmo processo, mas na tela prévia a inserir o nome dos servidores responsáveis, você deverá especificar o intervalo /24 para o qual quer ingressar a delegação.

Para trocar os nomes dos servidores de resoluções inversas já delegadas, aparece um botão com um lápis com a inscrição "Editar" na seção "Delegar (rDNS)" onde poderá modificar o nome dos servidores que você quiser. Leve em conta que os servidores deverão ser inseridos usando seus nomes de host, não seus endereços IP.

Confira o instrutivo sobre esta questão no link abaixo: https://lacnic.zendesk.com/hc/es/articles/231543267-Delegar-DNS-reverso-rDNS-para-Bloque-IP-parte-1-

Que significam as mensagens que recebo sobre "Lame Delegation"?

"Lame Delgation" significa uma delegação DNS com problemas. Isso ocorre quando o servidor DNS registrado no banco de dados não tem informações corretas sobre o bloco IP ou o servidor DNS não é acessível por sistema de monitoramento do LACNIC e, portanto, provoca erros nas resoluções inversas. Será necessário que verifique a configuração de seu servidor de DNS.

Como verificar a situação dos servidores DNS responsáveis pela resolução inversa?

O WHOIS do LACNIC informa o estado da delegação DNS dos blocos IP e quais são os servidores configurados para responder a essa designação.

Essa informação está nos campos "nserver", "nsstat" e "nslastaa" das respostas do servidor whois quando se procura por um bloco IP.

O campo "nserver" indica que o servidor DNS que deve responder a delegação. O campo "nsstat" indica o estado da delegação, e "nslastaa" indica a data em que se verificou pela última vez uma situação correta nesse servidor. Para verificar que seu servidor responde com as informações corretas pode realizar um teste com a aplicação "dig" e ter como resposta um "NÃOERRO". Se obtiver um "NXDOMAIN" ou "SERVFAIL" seu servidor de DNS tem um erro de configuração.

dig soa @nserver delegacion.in-addr.arpa

dig soa @NS.LACNIC.NET 80.7.200.in-addr.arpa

+info

Porque o sistema indica erro quando tento registrar meus servidores DNS?

Isso pode ocorrer quando os servidores DNS indicados no sistema não estão ainda configurados corretamente para a resolução inversa do bloco IP.

O servidor DNS deve conter informação sobre todas as redes que compõem o bloco IP. Por exemplo, para um bloco /20, o servidor deverá ter informação sobre as 16 redes que o compõem. Para verificar seu DNS siga as recomendações da pergunta anterior.

LACNIC está certificado por SGS:
SGS

Top CHK_LACNIC