WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

Sistema de administração de recursos e Whois (FAQ)

Como posso redefinir a minha senha de acesso ao sistema?

Para redefinir uma senha, acesse www.lacnic.net, vá para a parte inferior da tela e clique no botão "Meus Serviços". Depois clique no botão "Sistema de Administração de Recursos". No campo ID do usuário, entre o seu ID e no campo senha, um mínimo de 7 caracteres.

Na tela seguinte, vai aparecer a opção "Esqueci a senha". Clique nesse botão para receber um lembrete da chave que será enviado para o e-mail com o qual você está registrado.

Confira seu e-mail, caso não tenha recebido, verifique sua caixa de LIXO ELETRÔNICO. No e-mail você vai encontrar um lembrete que irá ajudá-lo a lembrar de sua senha. Se o lembrete não ajudar você, reenvie este correio assim como encontrado para hostmaster@lacnic.net com o assunto PASSWORD.

Assim que recebermos seu correio, uma nova senha será enviada para você via e-mail.

Para assistir um vídeo ajuda sobre este assunto, clique no seguinte link: http://youtu.be/E_csqOZmR0U

Como verifico o ID do usuário de minha organização?

Para ver o ID do usuário de contato técnico de uma organização, acesse http://whois.lacnic.net, no campo de procura entre algum recurso designado a sua organização, pode ser um bloco IPv4, IPv6 ou ASN. Nos resultados da procura, no campo owner-c você vai encontrar o ID do usuário correspondente a sua organização.

Para assistir um vídeo ajuda sobre este assunto, clique no seguinte link: http://youtu.be/MvBNDAmnIP4

Como verifico qual é o OWNER-ID de minha organização?

Todo recurso Internet designado pelo LACNIC está associado a uma entidade que representa a organização que recebeu esse recurso. Todas as entidades registradas no sistema do LACNIC possuem um código, o OWNER-ID.

Para verificar o OWNER-ID associado a uma organização basta fazer uma pesquisa de algum recurso Internet designado para essa organização no WHOIS de LACNIC.Na resposta desta pesquisa haverá um campo (ownerid) com o código da organização.

En la respuesta de esta búsqueda habrá un campo (ownerid) con el código de la organización.

Nos sistemas Unix também pode ser executado o comando: whois ?h whois.lacnic.net OWNER-ID

Como verifico todos os recursos designados a minha organização?

Pode realizar uma pesquisa usando o OWNER-ID dessa organização no WHOIS de LACNIC.Na parte inferior da consulta, encontra-se disponível a lista dos recursos designados a uma organização e sob os seguintes rótulos:

Nos sistemas Unix também pode ser executado o comando:

  • aut-num: para números de sistemas autônomos (ASN).
  • inetnum: para blocos de endereços IPv4 e IPv6.
  • whois ?h whois.lacnic.net IPv4
  • whois ?h whois.lacnic.net IPv6
  • whois ?h whois.lacnic.net ASN

Como faço para mudar a língua que utilizo no sistema de administração de recursos do LACNIC?

O sistema permite sua utilização nas línguas: espanhol, inglês e português.

O sistema é apresentado na linguagem que o usuário escolheu no momento do seu cadastro.

Esta pode ser alterada no registro de um usuário já existente. Para isso, conecte-se ao sistema e depois clique em "Atualização do ID". E na próxima tela altere para a língua desejada. Como qualquer outra alteração, esta só será efetivada após a confirmação da alteração segundo instruções enviadas para o e-mail do usuário.

Por que meu computador indica que os endereços IP designados a minha empresa estão agora com endereço no Uruguai

Algumas ferramentas de traceroute ou de pesquisa de endereços IP estão ainda configuradas para consultar o banco de dados WHOIS dos 3 únicos RIR existentes antes da criação do LACNIC (APNIC, ARIN e RIPE NCC).
Antes, até 29 de julho de 2002, os endereços IP contidos no bloco 200.0.0.0/8 eram administrados pelo ARIN. A partir dessa data, essas informações passaram a ser responsabilidade do LACNIC.

O servidor WHOIS do ARIN agora apenas informa que esses blocos foram repassados para o LACNIC, cuja sede administrativa encontra-se no Uruguai, e também sugere que uma consulta adicional seja feita no servidor WHOIS de LACNIC.

Por isso, algumas ferramentas que consultam apenas o servidor WHOIS do ARIN e não consultam o servidor do LACNIC informam que o endereço postal de todos os conteúdos no bloco 200.0.0.0/8 é o Uruguai.

O LACNIC está em contato com os desenvolvedores de algumas ferramentas para facilitar qualquer atualização que for necessária em seus produtos.

Como faço para atualizar as informações de meu bloco de endereços IP ou meu ASN não designado pelo LACNIC?

Antes de atualizar qualquer informação relativa aos recursos, é necessário atualizar as informações da organização que o LACNIC recebeu do ARIN.

Para fazer a atualização é necessário solicitar ao Hostmaster do LACNIC uma senha de atualização (one time password). Nesse e-mail enviado ao Hostmaster, deve-se informar o OWNER-ID da organização e o USER-ID do contato dessa organização.

Em seguida, será enviada uma senha por e-mail, que será válida para realizar a atualização da organização.

O usuário deve então ingressar ao sistema de administração de recursos do LACNIC utilizando seu USER ID e senha pessoal e, uma vez na tela inicial, clicar em "Recursos Históricos":

[ FIG 26 ? Atualizar Organização ]

Na seguinte tela deve preencher o OWNER-ID da organização e a senha enviada por e-mail.

[ FIG 27 - Atualizar Organização ]

Ao final desse processo, os recursos designados a essa organização estarão visíveis na página inicial do sistema, os quais poderão ser administrados pelo usuário (USER ID) com o que foi autenticado e será o contato dos recursos.

Como posso administrar os recursos designados para minha organização?

A administração de um bloco IP ou ASN deverá ser feita pelo contato técnico do mesmo e para isso, esse contato deverá acessar o sistema do LACNIC através do endereço: Mi LACNIC utilizando seu userID e senha pessoal.

Na pagina inicial do sistema, o usuário terá disponível os recursos para os quais ele é o contato técnico. E para administrá-los basta clicar no bloco IP ou no ASN.

No caso de bloco IP, depois de clicar sobre ele, o usuário vai ter disponível opções para fazer sub-designações a um terceiro, delegar a resolução inversa DNS, verificar o uso de blocos já designados e registrar o ASN pelo qual é anunciado um bloco IP.

Acesso ao sistema do LACNIC com meu userID e senha, mas não vejo nenhum bloco IP ou ASN designado a minha organização. Que fazer?

Nesse caso verificar se o userID utilizado para acessar o sistema é de fato contato técnico de algum bloco IP ou ASN. Para isso, fazer uma consulta no whois do LACNIC procurando pelo bloco IP ou ASN e depois procure na resposta pelo campo "tech-c". Ele indicará o userID do contato técnico do bloco IP ou ASN consultado. Portanto, para administrar o recurso deve acessar o sistema utilizado esse userID.

Como eu posso administrar os pontos de contatos de minha organização?

Para alterar ou mudar os pontos de contatos de uma organização, siga as instruções abaixo:

  1. Entre em www.lacnic.net, vá para a parte inferior da tela e clique no botão "Meus Serviços". Depois clique no botão "Sistema de Administração de Recursos".
  2. Leve em conta que para pedir um recurso ao LACNIC, você deve ter um ID do usuário.
  3. Na tela seguinte, confirme a sua identidade usando o ID do usuário do contato administrativo correspondente a sua organização.

Lembre-se de que cada organização membro de LACNIC possui três pontos de contato: o contato administrativo, o contato de faturamento e o contato de membresia.

  1. Assim que validado, vá a secção "Entidades" e clique sobre o nome de sua organização.
  2. Na secção "Informações sobre os Contatos da Entidade", você poderá modificar o ponto de contato administrativo, de faturamento e de membresia, usando o nome de usuário desejado.

Para assistir um vídeo ajuda sobre este assunto, clique no seguinte link: http://youtu.be/rkbnHfh1RBM

Como registrar uma sub-designacão no banco de dados de LACNIC?

Segundo as políticas atuais de LACNIC, toda sub-designacão para terceiros, cujos prefixos forem /29 ou menores, isto é, 8 ou mais IP, devem ser registrados no banco de dados de LACNIC e disponíveis através de uma consulta whois.

Para realizar este procedimento siga as instruções abaixo:

  1. Entre em www.lacnic.net, vá para a parte inferior da tela e clique no botão "Meus Serviços". Depois clique no botão "Sistema de Administração de Recursos".
  2. Na tela seguinte, confirme a sua identidade usando o ID do usuário correspondente a sua organização.
  3. Assim que validado, identifique e clique no bloco principal designado pelo LACNIC.
  4. Na tela seguinte, clique sucessivamente no botão "Expand" até chegar ao bloco desejado.
  5. Assim que alcançado o bloco, por exemplo, o 201.219.253/29, clique no botão "Designa". Leve em conta que para atingir prefixos maiores a /24, isto é, blocos menores que uma classe C, deverá ter delegado, de forma correta, a resolução inversa.

Nessa posição você tem 3 opções:

  1. Se você conhecer o ownerID do seu cliente, entre o mesmo no campo ownerID e pressione Enter. O sistema vai lhe mostrar os dados correspondentes a esse ownerID. Verifique e confirme que os dados correspondem a seu cliente pressionando novamente Enter.
  2. Se você não conhecer o ownerID de seu cliente, não preencha esse campo. No campo nome, ingresse o nome de seu cliente, por exemplo, "NET Internet", selecione seu país e depois pressione Enter. O sistema vai procurar no nosso banco de dados coincidência com sua procura e vai lhe mostrar os resultados a seguir. Selecione dessa lista o seu cliente clicando no seu nome, verifique e confirme que os dados correspondem a seu cliente pressionando novamente Enter.
  3. Se nos resultados de sua procura não aparecer seu cliente, vá para a parte inferior da tela e clique em "Clique aqui para registrar uma nova entidade".

Na tela seguinte preencha o formulário com os dados de seu cliente. Nome, responsável, endereço e telefone.

Na secção "ID do usuário", deverá inserir o ID do usuário que será o responsável por essa organização.  Pode usar o seu próprio, isto é, o ID do usuário que usou para confirmar a sua identidade neste sistema. Se quiser criar um novo ID de usuário para ser designado a essa organização, vai encontrar disponível um vídeo tutorial chamado "Como criar um ID do usuário".

Assim que preenchido o formulário, pressione Enter. O sistema vai lhe mostrar qual é o ownerID designado para seu cliente. Pressione novamente Enter para confirmar a designação do bloco xxx.xxx.xxx.xxx/29.

Para assistir um vídeo ajuda sobre este assunto, clique no seguinte link: http://youtu.be/Rsiu77Ea9gI

Top CHK_LACNIC